Desenvolvimento de rede de estações de baixo custo para previsão regional em nowcasting
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X55306Palavras-chave:
Instrumentação, Sistemas embarcadosResumo
A utilização de Internet das Coisas (IoT) se intensificou na década atual, e este trabalho demonstra como a mesma pode auxiliar a solucionar problemas para previsão, análise e estudo de variáveis meteorológicas em vários pontos de pequenas áreas. Ao aplicar os conceitos de IoT na instrumentação meteorológica, foi produzido um protótipo de um sistema embarcado com alto custo-benefício, custando centésimos de uma estação profissional, que possa ser utilizado para obtenção e compartilhamento de dados meteorológicos com precisão, facilidade e alta frequência, o que é imprescindível em aplicações como o nowcasting.
Downloads
Referências
AI-THINKER, "ESP-12E WiFi Module", ESP8266-12E Datasheet, 2015.
BOSCH, “BME680 Low power gas, pressure, temperature & humidity sensor”, BME680 datasheet, Jul. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HUI, D. Gap-filling missing data in eddy covariance measurements using multiple imputation (mi) for annual estimations. Agricultural and Forest Meteorology, 2004. v. 121, n. 1–2, p. 93–111, 2004.
KAGOHARA, Douglas Minoru. Avaliando Técnicas De Nowcasting: Uma Aplicação Do Pib Brasileiro. Escola de Economia de São Paulo, 2015.
LAPIS SEMICONDUCTOR, "UV Sensor with Voltage Output", ML8511 datasheet, Mar. 2013.
SAMPAIO, G., & Dias, P. (2014). Evolução dos Modelos Climáticos e de Previsão de Tempo e Clima. Revista USP, (103), 41-54. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i103p41-54.
SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3a ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
VAISALA, “Yl-83 Rain Detector”, YL-83 datasheet, 2015.
VALERIANO, Dalton L. Gerência de projetos: pesquisa, desenvolvimento e engenharia. São Paulo: Makron Books, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.