Uma aplicação da Teoria da Resposta ao Item na avaliação do ENADE do curso de Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40196

Palavras-chave:

Teoria da resposta ao item, ENADE, Avaliação educacional

Resumo

Tradicionalmente considerar os escores brutos ou padronizados como o resultado de uma avaliação ou seleção de certo indivíduo é um fato comum. No entanto, os resultados obtidos dependem dos itens ou questões que compõem os instrumentos avaliativos. No que diz respeito a aplicações de modelos que forneçam uma melhor interpretabilidade do instrumento avaliativo, a Teoria da Resposta ao Item (TRI) permite mensurar o traço latente dos indivíduos, ou seja, características que não podem ser observadas diretamente. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O presente artigo exibe uma análise da prova do ENADE de 2009 que foi respondida por 231.531 alunos ingressantes e concluintes do curso de Administração de diversas instituições do país por meio da TRI. Foi possível verificar a viabilidade do uso da TRI como instrumento de medida de avaliação dos itens do ENADE, assim como a ocorrência de um ganho em termos de traço latente entre alunos ingressantes e concluintes, mostrando que os concluintes ao término do período acadêmico, tiveram em média um traço latente superior aos ingressantes e construíram de certa forma habilidades acadêmicas.

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Biografia do Autor

Vinícius Teodoro Scher, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Estatística na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Estatística pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco - PE, Bacharel em Estatística, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. Possui interesse nas áreas de Séries Temporais, Estatística Computacional e Aplicada, Métodos Estatísticos Computacionais e Inferência.

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da Resposta ao Item - GEPTRI. Tem experiência nas áreas de Estatística, Qualidade e Pesquisa de Mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: dados autocorrelacionados, controle estatístico de processo (CEP), modelos ARIMA, pesquisa de mercado, amostragem, Teoria da Resposta ao Item (TRI) e Testes Adaptativos Informatizados (TAI).

Angela Cristina Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração de Empresas, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1982), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Integrante do banco de avaliadores de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), período 2006- atual). Professora horista em instituições de educação superior privadas. Administradora em instituições federais de educação superior - período de 1984 - 2005 na UFSM e 2006 ao período atual na assessoria de projetos - CSE/UFSC. Pesquisadora colaboradora do CPGA/UFSC. Coordenadora do projeto MEES, financiado pelo edital PROADMINISTRAÇÃO/CAPES no período de outubro de 2009 a outubro de 2014. Atua na área de administração, engenharia de produção e sistemas, metodologia de pesquisa, elaboração e gestão de projetos. linhas de pesquisa: administração da educação superior, modelagem de sistemas organizacionais, avaliação do desempenho e do comportamento organizacional, gestão por competências, planejamento estratégico.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Scher, V. T., Moreira Junior, F. de J., & Corrêa, A. C. (2020). Uma aplicação da Teoria da Resposta ao Item na avaliação do ENADE do curso de Administração. Ciência E Natura, 42, e34. https://doi.org/10.5902/2179460X40196

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado

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