Matemática Lúdica na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal

Igor dos Santos Lima, Lourival Carlos Cunha Junior

Abstract


Este artigo tem como objetivo mostrar que o uso de truques/jogos matemáticos e algoritmos alternativos para a multiplicação e divisão de números inteiros contribuíram para o aprendizado destas operações. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 2º Segmento do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal (CPP-DF). A análise dos resultados foi feita a partir de questionários respondidos pelos alunos e observações realizadas pelo professor durante as aulas. Os participantes demonstraram empenho, dedicação e interesse em relação aos truques/jogos e aos algoritmos alternativos. Constatamos melhoras no rendimento dos alunos. Utilizando os algoritmos egípcio para multiplicação e divisão, obtivemos um aumento de 50% de acertos na multiplicação e de 59% na divisão. Além disso, apresentaremos um método novo para realizar multiplicação e divisão de números inteiros, chamado de Método Quinário.

Keywords


Algoritmos alternativos; Jogos pedagógicos; Operações entre números inteiros

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X22521

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