Matemática Lúdica na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal

Autores

  • Igor dos Santos Lima Universidade Federal de Goiás
  • Lourival Carlos Cunha Junior Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X22521

Palavras-chave:

Algoritmos alternativos, Jogos pedagógicos, Operações entre números inteiros

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar que o uso de truques/jogos matemáticos e algoritmos alternativos para a multiplicação e divisão de números inteiros contribuíram para o aprendizado destas operações. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 2º Segmento do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal (CPP-DF). A análise dos resultados foi feita a partir de questionários respondidos pelos alunos e observações realizadas pelo professor durante as aulas. Os participantes demonstraram empenho, dedicação e interesse em relação aos truques/jogos e aos algoritmos alternativos. Constatamos melhoras no rendimento dos alunos. Utilizando os algoritmos egípcio para multiplicação e divisão, obtivemos um aumento de 50% de acertos na multiplicação e de 59% na divisão. Além disso, apresentaremos um método novo para realizar multiplicação e divisão de números inteiros, chamado de Método Quinário.

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Biografia do Autor

Igor dos Santos Lima, Universidade Federal de Goiás

Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia - IMTec

Lourival Carlos Cunha Junior, Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF

SEDF.

Referências

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Publicado

2016-09-28

Como Citar

Lima, I. dos S., & Cunha Junior, L. C. (2016). Matemática Lúdica na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal. Ciência E Natura, 38(3), 1448–1461. https://doi.org/10.5902/2179460X22521

Edição

Seção

Ensino

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