Efeito Fitotóxico do Ozônio na Troposfera: Experimento em Sala de Aula

Autores

  • Márcia Matiko Kondo Universidade Federal de Itajubá
  • Adriano Francisco Barbosa Universidade Federal de Alfenas
  • Valéria Maria Pereira Barbosa Universidade Federal de Alfenas
  • Milady Renata Apolinário da Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Sandro José de Andrade Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14817

Palavras-chave:

Ozônio, bioindicador, experimento didático

Resumo

Enquanto o ozônio na estratosfera nos protege dos efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta (UV), o ozônio no nível do solo causa muitos danos, por exemplo, destruindo plantas, provocando doenças respiratórias e irritação nos olhos dos seres humanos. O presente trabalho tem como objetivo simular um ambiente atmosférico contendo concentrações elevadas de ozônio (O3), uma das substâncias formadas em um evento de smog fotoquímico. Esse experimento poderá ser reproduzido em sala de aula onde os alunos do ensino médio poderão observar os efeitos danosos que o ozônio pode causar em plantas ao longo de vários dias de exposição. Os resultados deste experimento poderão ser abordados pelo professor de maneira interdisciplinar e vários outros temas ambientais poderão ser trabalhados com a participação ativa dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Matiko Kondo, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Física e Química

Milady Renata Apolinário da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Física e Química

Sandro José de Andrade, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Física e Química

Downloads

Publicado

2015-01-20

Como Citar

Kondo, M. M., Barbosa, A. F., Barbosa, V. M. P., Silva, M. R. A. da, & Andrade, S. J. de. (2015). Efeito Fitotóxico do Ozônio na Troposfera: Experimento em Sala de Aula. Ciência E Natura, 37(1), 163–169. https://doi.org/10.5902/2179460X14817

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)