RESPOSTAS DO CAMPO PUBLICITÁRIO ÀS PRÁTICAS DE CONTESTAÇÃO DO PÚBLICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497755115

Palavras-chave:

Publicidade e propaganda, Práticas de contestação, Produção publicitária

Resumo

Este artigo tem objetivo de explorar repercussões de práticas de contestação ao campo publicitário no contexto mercadológico (agências e anunciantes) e no cenário regulador (Conselho de Autorregulamentação Publicitária - CONAR). A discussão teórica aborda a publicidade como campo articulado ao mundo social e às práticas cotidianas dos sujeitos, entre elas, as práticas de contestação. A metodologia da pesquisa é qualitativa com recursos complementares de quantificação e envolve a técnica de análise documental sobre dados relativos ao contexto brasileiro no período 2011-2019, disponíveis em portais de notícias especializadas em comunicação e no site do CONAR. Os resultados apontam manifestações reativas e empáticas por parte de anunciantes e de agências de publicidade; bem como as ações de sustações, alterações, advertências e arquivamento promovidas pelo CONAR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enéias Brum, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Relações Públicas (UFRGS), mestre em Comunicação (PPGCOM/UFRGS) e doutorando em Comunicação Social (PUCRS).

Elisa Reinhardt Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Publicidade e Propaganda (UCPel) e em Design Gráfico (UFPel), mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), doutora em Comunicação (PUCRS). Professora e pesquisadora na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFRGS). Coordenadora do Projeto "Rumos da pesquisa em publicidade" e autora dos livros "Fluxo publicitário", "Meios e Audiências I e III", além de artigos em periódicos.

Downloads

Publicado

18-11-2021

Como Citar

Brum, E., & Piedras, E. R. (2021). RESPOSTAS DO CAMPO PUBLICITÁRIO ÀS PRÁTICAS DE CONTESTAÇÃO DO PÚBLICO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(44). https://doi.org/10.5902/2175497755115

Edição

Seção

Artigos Livres