REPRESENTAÇÕES PUBLICITÁRIAS: PERSUASÃO, NATURALIZAÇÃO E DISPUTA PELO HEGEMÔNICO ENTRE A ECONOMIA E A CULTURA

Autores

  • Nathália dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisa Reinhardt Piedras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497724811

Palavras-chave:

Publicidade e propaganda, Representações, Perspectivas teóricas

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da questão das representações para a pesquisa em publicidade no contexto brasileiro contemporâneo. Na discussão teórica realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, retomamos as perspectivas das representações desenvolvidas por Moscovici, Goffman e Hall, para articulá-las aos estudos da publicidade. Ilustramos o debate sobre possibilidades de operacionalização analítica das representações publicitárias destacando as contribuições de pesquisadores como Rocha, Gastaldo e Iribure. Entre os traços comuns das pesquisas que tecem o diálogo das representações com a publicidade, identificamos a discussão sobre as dinâmicas de manutenção ou transformação de representações hegemônicas e sua vinculação às diferentes práticas, contextos e grupos sociais que o processo comunicativo publicitário aproxima.

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Biografia do Autor

Nathália dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda (2013) e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elisa Reinhardt Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda e em Artes Visuais/ Design Gráfico, mestre em Comunicação e Informação e doutora em Comunicação Social. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

27-12-2018

Como Citar

Silva, N. dos S., & Piedras, E. R. (2018). REPRESENTAÇÕES PUBLICITÁRIAS: PERSUASÃO, NATURALIZAÇÃO E DISPUTA PELO HEGEMÔNICO ENTRE A ECONOMIA E A CULTURA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(35). https://doi.org/10.5902/2175497724811

Edição

Seção

Artigos Livres