REPRESENTAÇÕES PUBLICITÁRIAS: PERSUASÃO, NATURALIZAÇÃO E DISPUTA PELO HEGEMÔNICO ENTRE A ECONOMIA E A CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497724811Palabras clave:
Publicidade e propaganda, Representações, Perspectivas teóricasResumen
Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da questão das representações para a pesquisa em publicidade no contexto brasileiro contemporâneo. Na discussão teórica realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, retomamos as perspectivas das representações desenvolvidas por Moscovici, Goffman e Hall, para articulá-las aos estudos da publicidade. Ilustramos o debate sobre possibilidades de operacionalização analítica das representações publicitárias destacando as contribuições de pesquisadores como Rocha, Gastaldo e Iribure. Entre os traços comuns das pesquisas que tecem o diálogo das representações com a publicidade, identificamos a discussão sobre as dinâmicas de manutenção ou transformação de representações hegemônicas e sua vinculação às diferentes práticas, contextos e grupos sociais que o processo comunicativo publicitário aproxima.
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