RESPOSTAS DO CAMPO PUBLICITÁRIO ÀS PRÁTICAS DE CONTESTAÇÃO DO PÚBLICO

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497755115

Schlagworte:

Publicidade e propaganda, Práticas de contestação, Produção publicitária

Abstract

Este artigo tem objetivo de explorar repercussões de práticas de contestação ao campo publicitário no contexto mercadológico (agências e anunciantes) e no cenário regulador (Conselho de Autorregulamentação Publicitária - CONAR). A discussão teórica aborda a publicidade como campo articulado ao mundo social e às práticas cotidianas dos sujeitos, entre elas, as práticas de contestação. A metodologia da pesquisa é qualitativa com recursos complementares de quantificação e envolve a técnica de análise documental sobre dados relativos ao contexto brasileiro no período 2011-2019, disponíveis em portais de notícias especializadas em comunicação e no site do CONAR. Os resultados apontam manifestações reativas e empáticas por parte de anunciantes e de agências de publicidade; bem como as ações de sustações, alterações, advertências e arquivamento promovidas pelo CONAR.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Enéias Brum, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Relações Públicas (UFRGS), mestre em Comunicação (PPGCOM/UFRGS) e doutorando em Comunicação Social (PUCRS).

Elisa Reinhardt Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Publicidade e Propaganda (UCPel) e em Design Gráfico (UFPel), mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), doutora em Comunicação (PUCRS). Professora e pesquisadora na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFRGS). Coordenadora do Projeto "Rumos da pesquisa em publicidade" e autora dos livros "Fluxo publicitário", "Meios e Audiências I e III", além de artigos em periódicos.

Veröffentlicht

2021-11-18

Zitationsvorschlag

Brum, E., & Piedras, E. R. (2021). RESPOSTAS DO CAMPO PUBLICITÁRIO ÀS PRÁTICAS DE CONTESTAÇÃO DO PÚBLICO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(44). https://doi.org/10.5902/2175497755115

Ausgabe

Rubrik

Artigos Livres