Masculinidades em narrativas publicitárias na animação “Irmão do Jorel”
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497769098Parole chiave:
Publicidade. Masculinidades. Representação.Abstract
Irmão do Jorel é uma animação que ganhou relevância conquistando dois prêmios internacionais e destaque na programação infantil da televisão aberta e fechada. Tal fato inspirou este estudo a buscar compreender o uso de representações de masculinidades na publicidade fictícia inserida em episódios da primeira temporada de Irmão do Jorel, uma vez que a mídia audiovisual é mais que uma produção midiática, é um discurso cultural impactado/impactando pelas/as lógicas socioculturais. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre masculinidades (CONNELL e MESSERSCHMIDT, 2013; JANUÁRIO, 2016; NOLASCO, 1993), representação (HALL, 1997, 2003, 2016) e estereótipos (LEITE, 2009; HALL, 2016), e de pesquisa documental, identificou-se, como resultado, representações que reforçam a masculinidade hegemônica, mas também outras masculinidades que a subvertem, evidenciando uma crítica aliada a uma sátira da publicidade real.
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