Reconfigurações identitárias de redatores publicitários em plataformas freelancers
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497783899Palavras-chave:
Publicidade, Redação Publicitária, Plataformas freelancersResumo
A redação publicitária em plataformas proporciona ressignificações identitárias aos profissionais da área, mediante a interferência da plataformização do trabalho (GROHMANN, 2021). Objetivamos compreender como a dependência de plataformas contribui para a produção de diferentes sentidos nas identidades (WOODWARD, 2014) de redatores publicitários, por meio da incorporação de saberes do empreendedorismo e das práticas inerentes às plataformas freelancers. Por meio de pesquisa de opinião (NOVELLI, 2017) e entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2003) com profissionais de redação em plataformas, identificamos os principais saberes exigidos pelas identidades, além das formações imaginárias (PÊCHEUX, 2014) que compõem as condições de produção do discurso sobre o trabalho em plataformas. A incorporação de diferentes saberes evidencia contradições na atuação freelancer, assim como os limites impostos pelas plataformas no trabalho autônomo.
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