Reconfigurações identitárias de redatores publicitários em plataformas freelancers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497783899

Palavras-chave:

Publicidade, Redação Publicitária, Plataformas freelancers

Resumo

A redação publicitária em plataformas proporciona ressignificações identitárias aos profissionais da área, mediante a interferência da plataformização do trabalho (GROHMANN, 2021). Objetivamos compreender como a dependência de plataformas contribui para a produção de diferentes sentidos nas identidades (WOODWARD, 2014) de redatores publicitários, por meio da incorporação de saberes do empreendedorismo e das práticas inerentes às plataformas freelancers. Por meio de pesquisa de opinião (NOVELLI, 2017) e entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2003) com profissionais de redação em plataformas, identificamos os principais saberes exigidos pelas identidades, além das formações imaginárias (PÊCHEUX, 2014) que compõem as condições de produção do discurso sobre o trabalho em plataformas. A incorporação de diferentes saberes evidencia contradições na atuação freelancer, assim como os limites impostos pelas plataformas no trabalho autônomo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Hansen, Uniersidade Federal do Pará (UFPA)

Docente na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador no Observatório de Publicidade e Ética no Consumo (OPETIC) e nos Grupos Inovação no Ensino de Publicidade (IEP) e Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS). É autor do livro (In)verdades sobre os profissionais de criação: poder, desejo, imaginação e autoria; e coautor do livro Criação publicitária: desafios no ensino.

Referências

CARVALHO, C. M..; ALVES, D. A.; MACHADO, A. R.; VIEGAS, P.; MENEGAT, A. O publicitário além da agência. In: VIII Pró-Pesq PP – Encontro Anual de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2017. Anais [...] Disponível em: https://www.abp2.org/_files/ugd/bb9c7e_f3ea3c0cba764e88afa9eb810bc4d960.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.

CASAQUI, V. Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora. E-Compós, [S. l.], v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.30962/ec.1355. Disponível em: https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/1355. Acesso em: 21 fev. 2023.

GROHMANN, R. N. Trabalho Digital: o papel organizador da Comunicação. Comunicação, Mídia, Consumo. São Paulo, v. 18, n. 51, p. 166-185, jan./abr. 2021. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/166. Acesso em: 21 fev. 2023.

HANSEN, F. (In)verdades sobre os profissionais de Criação. 1 ed. Porto Alegre: Entremeios, 2013.

HANSEN, F.; PETTERMAN, J.; CORREA, R. S. Desafios no ensino: Criação Publicitária. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

NOVELLI, A. L. R. Pesquisa de opinião. In: DUARTE, J. BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 2 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2017.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

POELL, T; NIEBORG, D.; VAN DIJCK, J. Plataformização. Fronteiras, v. 22, n. 1, p. 2-10,

Disponível em: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01. Acesso em: 21 fev. 2023.

RODRIGUES, A. I.; BORBA, E. Z. Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta. Rizoma, v. 9, n. 2, 21 fev. 2023.

VALLAS, S.; SCHOR, J. B. What Do Platforms Do? Understanding The Gig Economy. Annual Review of Sociology, v. 46, p. 273-294. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-soc-121919-054857. Acesso em: 21 fev. 2022.

WOODWARD, K. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, p. 7-72, 2014.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Guimarães, L., & Hansen, F. (2023). Reconfigurações identitárias de redatores publicitários em plataformas freelancers. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497783899

Edição

Seção

Convergência e Distribuição Multiplataforma: reconfigurações da indústria criativa