Masculinidades em narrativas publicitárias na animação “Irmão do Jorel”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497769098

Palavras-chave:

Publicidade. Masculinidades. Representação.

Resumo

Irmão do Jorel é uma animação que ganhou relevância conquistando dois prêmios internacionais e destaque na programação infantil da televisão aberta e fechada. Tal fato inspirou este estudo a buscar compreender o uso de representações de masculinidades na publicidade fictícia inserida em episódios da primeira temporada de Irmão do Jorel, uma vez que a mídia audiovisual é mais que uma produção midiática, é um discurso cultural impactado/impactando pelas/as lógicas socioculturais. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre masculinidades (CONNELL e MESSERSCHMIDT, 2013; JANUÁRIO, 2016; NOLASCO, 1993), representação (HALL, 1997, 2003, 2016) e estereótipos (LEITE, 2009; HALL, 2016), e de pesquisa documental, identificou-se, como resultado, representações que reforçam a masculinidade hegemônica, mas também outras masculinidades que a subvertem, evidenciando uma crítica aliada a uma sátira da publicidade real.

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Biografia do Autor

Lucas Casagrande, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fábio Hansen, Universidade Federal do Paraná

Docente e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

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Publicado

08-03-2024

Como Citar

Casagrande, L., & Hansen, F. (2024). Masculinidades em narrativas publicitárias na animação “Irmão do Jorel”. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497769098

Edição

Seção

Artigos Livres