Reconfiguraciones de identidad de redactores en plataformas freelance

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497783899

Parole chiave:

Publicidade, Redação Publicitária, Plataformas freelancers

Abstract

A redação publicitária em plataformas proporciona ressignificações identitárias aos profissionais da área, mediante a interferência da plataformização do trabalho (GROHMANN, 2021). Objetivamos compreender como a dependência de plataformas contribui para a produção de diferentes sentidos nas identidades (WOODWARD, 2014) de redatores publicitários, por meio da incorporação de saberes do empreendedorismo e das práticas inerentes às plataformas freelancers. Por meio de pesquisa de opinião (NOVELLI, 2017) e entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2003) com profissionais de redação em plataformas, identificamos os principais saberes exigidos pelas identidades, além das formações imaginárias (PÊCHEUX, 2014) que compõem as condições de produção do discurso sobre o trabalho em plataformas. A incorporação de diferentes saberes evidencia contradições na atuação freelancer, assim como os limites impostos pelas plataformas no trabalho autônomo.

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Biografia autore

Fábio Hansen, Uniersidade Federal do Pará (UFPA)

Docente na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador no Observatório de Publicidade e Ética no Consumo (OPETIC) e nos Grupos Inovação no Ensino de Publicidade (IEP) e Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS). É autor do livro (In)verdades sobre os profissionais de criação: poder, desejo, imaginação e autoria; e coautor do livro Criação publicitária: desafios no ensino.

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Pubblicato

2023-12-01

Come citare

Guimarães, L., & Hansen, F. (2023). Reconfiguraciones de identidad de redactores en plataformas freelance. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497783899

Fascicolo

Sezione

Convergência e Distribuição Multiplataforma: reconfigurações da indústria criativa