A FOTOGRAFIA EM ZERO HORA E ZEROHORA.COM: ESTRATÉGIAS DE APROPRIAÇÃO DE IMAGENS NAS EDIÇÕES EM SUPORTE IMPRESSO E DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549774233Parole chiave:
Fotografia. Webjornalismo. Jornalismo impresso. zerohora.com. Zero Hora.Abstract
O artigo apresenta um estudo exploratório que investiga a autoria das fotografias e o lugar de sua inserção em reportagens do jornal Zero Hora em suas edições impressa e digital (zerohora.com). Por meio da análise de conteúdo, verificamos o espaço que estas imagens ocupam na narrativa e sua articulação com os outros elementos editoriais, comparando seu modo de apropriação nos dois suportes. O corpus é constituído de cinco reportagens da Zero Hora e a cobertura a elas relacionada tematicamente veiculada nas mesmas datas no site zerohora.com que somaram 106 matérias. Os dados mostram que das 217 fotos diferentes que apareceram no online, apenas 6% foram publicadas também no impresso – o que evidencia a diversidade no material fotográfico conforme muda o suporte. Além disso, apenas 12% das 106 matérias do site zerohora.com não possuem fotos. Observou-se também a adoção de funcionalidades características da rede como links para bancos de dados e inserção dos internautas no processo produtivo. As iniciativas avaliadas revelam mudanças e tensões que demonstram em um caso singular experiências editoriais que delineiam modos de reconfiguração de processos e produto jornalísticos.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.