A FOTOGRAFIA EM ZERO HORA E ZEROHORA.COM: ESTRATÉGIAS DE APROPRIAÇÃO DE IMAGENS NAS EDIÇÕES EM SUPORTE IMPRESSO E DIGITAL

Autores

  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Lindemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549774233

Palavras-chave:

Fotografia. Webjornalismo. Jornalismo impresso. zerohora.com. Zero Hora.

Resumo

O artigo apresenta um estudo exploratório que investiga a autoria das fotografias e o lugar de sua inserção em reportagens do jornal Zero Hora em suas edições impressa e digital (zerohora.com). Por meio da análise de conteúdo, verificamos o espaço que estas imagens ocupam na narrativa e sua articulação com os outros elementos editoriais, comparando seu modo de apropriação nos dois suportes. O corpus é constituído de cinco reportagens da Zero Hora e a cobertura a elas relacionada tematicamente veiculada nas mesmas datas no site zerohora.com que somaram 106 matérias. Os dados mostram que das 217 fotos diferentes que apareceram no online, apenas 6% foram publicadas também no impresso – o que evidencia a diversidade no material fotográfico conforme muda o suporte. Além disso, apenas 12% das 106 matérias do site zerohora.com não possuem fotos. Observou-se também a adoção de funcionalidades características da rede como links para bancos de dados e inserção dos internautas no processo produtivo. As iniciativas avaliadas revelam mudanças e tensões que demonstram em um caso singular experiências editoriais que delineiam modos de reconfiguração de processos e produto jornalísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista e designer. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS).

Cristiane Lindemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

08-12-2011

Como Citar

Gruszynski, A., & Lindemann, C. (2011). A FOTOGRAFIA EM ZERO HORA E ZEROHORA.COM: ESTRATÉGIAS DE APROPRIAÇÃO DE IMAGENS NAS EDIÇÕES EM SUPORTE IMPRESSO E DIGITAL. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 10(20). https://doi.org/10.5902/217549774233

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mídia e Consumo