O jornal Zero Hora e sua audiência no contexto da convergência jornalística

Autores

  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Lindemann Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717720

Palavras-chave:

Leitor. Zero Hora. Convergência jornalística.

Resumo

Considerando o contexto de convergência jornalística, problematiza-se a permeabilidade do jornalismo vinculado a empresas tradicionais de comunicação a partir do viés da audiência, tomando como objeto empírico o jornal Zero Hora (ZH). Com base em dados obtidos pela pesquisa bibliográfica e documental, observação dos processos de trabalho na redação, entrevistas e análise de edições exemplares, avalia-se de que modo o leitor vem influenciando na atividade jornalística. Observou-se que o projeto de inserção da audiência na produção de conteúdo divulgado pelos gestores em 2013 (identificado com a Editoria do Leitor) restringiu as intervenções da audiência aos espaços já tradicionais. Os resultados evidenciam assimetria nas forças que orientam o processo de convergência em ZH, sendo que a permeabilidade do público funda-se no polo econômico do jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista e designer. Coordenadora grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD), cadastrado no CNPq. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e pesquisadora do CNPq.

Cristiane Lindemann, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Jornalista. Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora junto ao grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD), cadastrado no CNPq. Professora na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Downloads

Publicado

22-12-2015

Como Citar

Gruszynski, A., & Lindemann, C. (2015). O jornal Zero Hora e sua audiência no contexto da convergência jornalística. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(28). https://doi.org/10.5902/2175497717720

Edição

Seção

Edição Completa