O jornal Zero Hora e sua audiência no contexto da convergência jornalística
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497717720Keywords:
Leitor. Zero Hora. Convergência jornalística.Abstract
Considerando o contexto de convergência jornalística, problematiza-se a permeabilidade do jornalismo vinculado a empresas tradicionais de comunicação a partir do viés da audiência, tomando como objeto empírico o jornal Zero Hora (ZH). Com base em dados obtidos pela pesquisa bibliográfica e documental, observação dos processos de trabalho na redação, entrevistas e análise de edições exemplares, avalia-se de que modo o leitor vem influenciando na atividade jornalística. Observou-se que o projeto de inserção da audiência na produção de conteúdo divulgado pelos gestores em 2013 (identificado com a Editoria do Leitor) restringiu as intervenções da audiência aos espaços já tradicionais. Os resultados evidenciam assimetria nas forças que orientam o processo de convergência em ZH, sendo que a permeabilidade do público funda-se no polo econômico do jornalismo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of texts approved by the referees of Animus - Inter-American Journal of Media Communication automatically concede, and without any charge, the right to the first publication of the submitted material.