Merchandising social: A dinâmica do terma e sua apropriação pela teledramaturgia
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549774258Keywords:
Dramaturgia televisivaAbstract
Este artigo se propõe a mapear o termo merchandising e sua apropriação pela teledramaturgia brasileira. Essa apropriação é utilizada por alguns dramaturgos de televisão, como Manoel e Glória Perez, a partir da principal produtora de telenovela, a Rede Globo. O termo passou a ser conhecido como merchandising social para referi-se à inserção de ações sócio-educativas visando influenciar comportamentos desviantes e que prejudicam o convívio social. Essa análise procurou compreender como o termo merchandising social se desdobrou nos últimos anos na televisão, a partir das contribuições de autores que analisam a presença e importância do merchandising na atualidade e como esse termo transborda para a televisão, em especial para a telenovela.
Palavras-chave: merchandising social, apropriação, teledramaturgia.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of texts approved by the referees of Animus - Inter-American Journal of Media Communication automatically concede, and without any charge, the right to the first publication of the submitted material.