Merchandising social: A dinâmica do terma e sua apropriação pela teledramaturgia

Auteurs-es

  • Plábio Marcos Martins Desidério UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

DOI :

https://doi.org/10.5902/217549774258

Mots-clés :

Dramaturgia televisiva

Résumé

Este artigo se propõe a mapear o termo merchandising e sua apropriação pela teledramaturgia brasileira. Essa apropriação é utilizada por alguns dramaturgos de televisão, como Manoel e Glória Perez, a partir da principal produtora de telenovela, a Rede Globo. O termo passou a ser conhecido como merchandising social para referi-se à inserção de ações sócio-educativas visando influenciar comportamentos desviantes e que prejudicam o convívio social. Essa análise procurou compreender como o termo merchandising social se desdobrou nos últimos anos na televisão, a partir das contribuições de autores que analisam a presença e importância do merchandising na atualidade e como esse termo transborda para a televisão, em especial para a telenovela.

Palavras-chave: merchandising social, apropriação, teledramaturgia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Plábio Marcos Martins Desidério, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

PROFESSOR ASSISTENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOUTORANDO EM COMUNICAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Téléchargements

Publié-e

2013-12-23

Comment citer

Martins Desidério, P. M. (2013). Merchandising social: A dinâmica do terma e sua apropriação pela teledramaturgia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(24). https://doi.org/10.5902/217549774258

Numéro

Rubrique

Artigos Livres