Merchandising social: A dinâmica do terma e sua apropriação pela teledramaturgia

Autor/innen

  • Plábio Marcos Martins Desidério UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549774258

Schlagworte:

Dramaturgia televisiva

Abstract

Este artigo se propõe a mapear o termo merchandising e sua apropriação pela teledramaturgia brasileira. Essa apropriação é utilizada por alguns dramaturgos de televisão, como Manoel e Glória Perez, a partir da principal produtora de telenovela, a Rede Globo. O termo passou a ser conhecido como merchandising social para referi-se à inserção de ações sócio-educativas visando influenciar comportamentos desviantes e que prejudicam o convívio social. Essa análise procurou compreender como o termo merchandising social se desdobrou nos últimos anos na televisão, a partir das contribuições de autores que analisam a presença e importância do merchandising na atualidade e como esse termo transborda para a televisão, em especial para a telenovela.

Palavras-chave: merchandising social, apropriação, teledramaturgia.

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Autor/innen-Biografie

Plábio Marcos Martins Desidério, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

PROFESSOR ASSISTENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOUTORANDO EM COMUNICAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Veröffentlicht

2013-12-23

Zitationsvorschlag

Martins Desidério, P. M. (2013). Merchandising social: A dinâmica do terma e sua apropriação pela teledramaturgia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(24). https://doi.org/10.5902/217549774258

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Rubrik

Artigos Livres