Merchandising social: A dinâmica do terma e sua apropriação pela teledramaturgia

Autores/as

  • Plábio Marcos Martins Desidério UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549774258

Palabras clave:

Dramaturgia televisiva

Resumen

Este artigo se propõe a mapear o termo merchandising e sua apropriação pela teledramaturgia brasileira. Essa apropriação é utilizada por alguns dramaturgos de televisão, como Manoel e Glória Perez, a partir da principal produtora de telenovela, a Rede Globo. O termo passou a ser conhecido como merchandising social para referi-se à inserção de ações sócio-educativas visando influenciar comportamentos desviantes e que prejudicam o convívio social. Essa análise procurou compreender como o termo merchandising social se desdobrou nos últimos anos na televisão, a partir das contribuições de autores que analisam a presença e importância do merchandising na atualidade e como esse termo transborda para a televisão, em especial para a telenovela.

Palavras-chave: merchandising social, apropriação, teledramaturgia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Plábio Marcos Martins Desidério, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

PROFESSOR ASSISTENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOUTORANDO EM COMUNICAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Publicado

2013-12-23

Cómo citar

Martins Desidério, P. M. (2013). Merchandising social: A dinâmica do terma e sua apropriação pela teledramaturgia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(24). https://doi.org/10.5902/217549774258

Número

Sección

Artigos Livres