Jornalismo e cidadania: um confronto na sala de máquinas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790227Schlagworte:
Democracia e cidadania, Ensino de jornalismo, JornalismoAbstract
O trabalho reflete sobre a importância da formação do jornalista na expansão e consolidação da cidadania democrática, no Brasil. Considera que a universidade ao assumir tal responsabilidade assume o desafio de lidar com a fronteira entre o final de uma forma tradicional de fazer jornalismo e outra vinculada às novas tecnologias e aos suportes digitais. Neste sentido, formula um argumento em torno de três realidades: a) a dos utensilios, que permite pensar historicamente a questão da técnica; b) a das instituições, que possibilita ver o contexto político no qual tal prática é exercida) e c) a dos valores, que fornece vias que, ao contrário do que se poderia pensar, podem tornar o utensílio concreto, na vida de uma sociedade.
Downloads
Literaturhinweise
Este artigo não possui referências.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.


