Jornalismo e cidadania: um confronto na sala de máquinas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790227Palavras-chave:
Democracia e cidadania, Ensino de jornalismo, JornalismoResumo
O trabalho reflete sobre a importância da formação do jornalista na expansão e consolidação da cidadania democrática, no Brasil. Considera que a universidade ao assumir tal responsabilidade assume o desafio de lidar com a fronteira entre o final de uma forma tradicional de fazer jornalismo e outra vinculada às novas tecnologias e aos suportes digitais. Neste sentido, formula um argumento em torno de três realidades: a) a dos utensilios, que permite pensar historicamente a questão da técnica; b) a das instituições, que possibilita ver o contexto político no qual tal prática é exercida) e c) a dos valores, que fornece vias que, ao contrário do que se poderia pensar, podem tornar o utensílio concreto, na vida de uma sociedade.
Downloads
Referências
Este artigo não possui referências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.