Fragmentos e ruínas de um passado libanês: uma análise de A imensidão íntima dos carneiros à luz do conceito de história de Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X70762Palavras-chave:
Marcelo Maluf, Conceito de História, Walter Benjamin, Literatura brasileira, Imigração sírio-libanesaResumo
O objetivo deste artigo é analisar A imensidão íntima dos carneiros (2019), romance autofictício do escritor Marcelo Maluf que narra a história de Marcelo e Assaad frente aos segredos de família que motivaram a emigração de Assaad do Líbano ao Brasil. Para isso, leva-se em consideração as teses “sobre o conceito de História” de Walter Benjamin, enfatizando principalmente a noção de “escovar a história a contrapelo”. Sustenta-se que, dentro da estruturação fragmentada da narrativa, composta de relatos de memória de família, o personagem Marcelo quebra o continuum do espaço tempo para encontrar seu avô Assaad já falecido, atuando como uma espécie de “historiador materialista”.
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