Fragmentos e ruínas de um passado libanês: uma análise de A imensidão íntima dos carneiros à luz do conceito de história de Benjamin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X70762

Palabras clave:

Marcelo Maluf, Conceito de História, Walter Benjamin, Literatura brasileira, Imigração sírio-libanesa

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar A imensidão íntima dos carneiros (2019), romance autofictício do escritor Marcelo Maluf que narra a história de Marcelo e Assaad frente aos segredos de família que motivaram a emigração de Assaad do Líbano ao Brasil. Para isso, leva-se em consideração as teses “sobre o conceito de História” de Walter Benjamin, enfatizando principalmente a noção de “escovar a história a contrapelo”. Sustenta-se que, dentro da estruturação fragmentada da narrativa, composta de relatos de memória de família, o personagem Marcelo quebra o continuum do espaço tempo para encontrar seu avô Assaad já falecido, atuando como uma espécie de “historiador materialista”.

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Biografía del autor/a

Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias, Federal University of Alagoas

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (FALE-UFAL)

Márcia Maria Valle Arbex, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Faculdade de Letras. Doutora em Literatura e Civilização Francesas pela Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Pós-Doutorado na Université Paris 7 - Denis Diderot e na Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2023-09-15

Cómo citar

Farias, G. M. H. F. de, & Arbex, M. M. V. (2023). Fragmentos e ruínas de um passado libanês: uma análise de A imensidão íntima dos carneiros à luz do conceito de história de Benjamin. Literatura E Autoritarismo, (41). https://doi.org/10.5902/1679849X70762