A literatura contemporânea vista a partir das personagens Joana, de Bernardo Kucinski, e Alice, de Maria Valéria Rezende

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X74410

Mots-clés :

Bernardo Kucinski, Maria Valéria Rezende, Contemporaneidade, Trânsito urbano

Résumé

A contemporaneidade das obras literárias é um assunto de grande interesse dos estudiosos e que se apresenta como uma questão de extrema complexidade, devido principalmente à dificuldade para se definir o que é contemporâneo.  A partir da teoria desenvolvida por Giorgio Agamben a respeito do assunto, pretende-se analisar aqui dois textos escritos na última década: Joana, um conto do livro Você vai voltar pra mim, de Bernardo Kucinski, e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. O intuito é observar pontos em que as narrativas se cruzam e compreender como as personagens que protagonizam essas histórias são construídas. Para empreender tal análise o foco será o trânsito urbano dessas personagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Deisiane Ferreira de Souza, Centre fédéral d'éducation technologique du minas gerais

Graduada em Letras/Licenciatura em Português pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestra pelo CEFET. Fiz parte da equipe de voluntários do projeto Humanizar- FAFICH, um cursinho popular que atende jovens de baixa renda, durante 2 anos. Atuei nesse período como professora de gramática. Além disso, desenvolvi pesquisa na área da Linguística, fui monitora da disciplina on-line Oficina de Leitura e Produção de Textos e do Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras/UFMG. Na Escola Balão Vermelho, fui revisora por 2 anos.

Olga Valeska Soares Coelho, Centre fédéral d'éducation technologique du minas gerais

Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais

Références

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Editora do Unochapecó: Chapecó, 2009.

BORGES, Jorge Luis. Kafka e seus precursores. In: Outras inquisições. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Non habeas corpus: direito ao corpo na ficção de Bernardo Kucinski. In: Gínia Maria Gomes. (Org.). Narrativas Brasileiras contemporâneas: memórias da repressão. 1ed. Porto Alegre: Polifonia, 2020.

KUCINSKI, Bernardo. Você vai voltar pra mim. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

MARTINS, Giovani. O sol na cabeça. São Paulo: Editora Schwarcz S. A., 2018.

REZENDE, Maria Valéria. Quarenta Dias. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda. 2014.

Téléchargements

Publiée

2024-10-22

Comment citer

Souza, D. F. de, & Coelho, O. V. S. (2024). A literatura contemporânea vista a partir das personagens Joana, de Bernardo Kucinski, e Alice, de Maria Valéria Rezende. Literatura E Autoritarismo, (43), e74410. https://doi.org/10.5902/1679849X74410