A literatura contemporânea vista a partir das personagens Joana, de Bernardo Kucinski, e Alice, de Maria Valéria Rezende

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74410

Palabras clave:

Bernardo Kucinski, Maria Valéria Rezende, Contemporaneidade, Trânsito urbano

Resumen

A contemporaneidade das obras literárias é um assunto de grande interesse dos estudiosos e que se apresenta como uma questão de extrema complexidade, devido principalmente à dificuldade para se definir o que é contemporâneo.  A partir da teoria desenvolvida por Giorgio Agamben a respeito do assunto, pretende-se analisar aqui dois textos escritos na última década: Joana, um conto do livro Você vai voltar pra mim, de Bernardo Kucinski, e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. O intuito é observar pontos em que as narrativas se cruzam e compreender como as personagens que protagonizam essas histórias são construídas. Para empreender tal análise o foco será o trânsito urbano dessas personagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deisiane Ferreira de Souza, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Graduada em Letras/Licenciatura em Português pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestra pelo CEFET. Fiz parte da equipe de voluntários do projeto Humanizar- FAFICH, um cursinho popular que atende jovens de baixa renda, durante 2 anos. Atuei nesse período como professora de gramática. Além disso, desenvolvi pesquisa na área da Linguística, fui monitora da disciplina on-line Oficina de Leitura e Produção de Textos e do Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras/UFMG. Na Escola Balão Vermelho, fui revisora por 2 anos.

Olga Valeska Soares Coelho, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Editora do Unochapecó: Chapecó, 2009.

BORGES, Jorge Luis. Kafka e seus precursores. In: Outras inquisições. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Non habeas corpus: direito ao corpo na ficção de Bernardo Kucinski. In: Gínia Maria Gomes. (Org.). Narrativas Brasileiras contemporâneas: memórias da repressão. 1ed. Porto Alegre: Polifonia, 2020.

KUCINSKI, Bernardo. Você vai voltar pra mim. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

MARTINS, Giovani. O sol na cabeça. São Paulo: Editora Schwarcz S. A., 2018.

REZENDE, Maria Valéria. Quarenta Dias. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda. 2014.

Publicado

2024-10-22

Cómo citar

Souza, D. F. de, & Coelho, O. V. S. (2024). A literatura contemporânea vista a partir das personagens Joana, de Bernardo Kucinski, e Alice, de Maria Valéria Rezende. Literatura E Autoritarismo, (43), e74410. https://doi.org/10.5902/1679849X74410