O resgate do narrador

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X73940

Mots-clés :

Histórias, Culturas, Educação, Experiência

Résumé

Com o objetivo de apresentar algumas considerações sobre a arte de contar histórias, que está em vias de extinção em uma sociedade cada vez mais voltada à técnica instrumental e utilitária, tomamos como pressuposto a palavra como elemento imprescindível da condição humana. Essa perspectiva acerca da palavra como constituinte de uma experiência se ampara na abordagem de Walter Benjamin, em uma interpretação que busca o momento histórico vivido, refletindo sobre as contradições e paradoxos do homem e da cultura. A perda da habilidade de narrar, de transmitir a experiência através da palavra, reflete um dos problemas que o desenvolvimento científico e tecnológico desligado da condição humana acarretou. Ainda que existam problemas em exaltar o modelo narrativo, tendo em vista o seu aspecto conservador, é inegável a troca de experiências e o papel de interação entre os indivíduos oportunizados por ele. Dessa forma, vemos a escola, nos seus primeiros anos, principalmente como um espaço para que a arte de contar histórias enriqueça o caráter formativo do ambiente escolar, oportunizando a imaginação, o vocabulário e o possível despertar da curiosidade, entre outras possibilidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

João Luis Pereira Ourique, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 Dr. em Letras pela UFSM

Références

ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: ____. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986.

ADORNO, Theodor W. Teoria da semicultura. In: Revista Educação & Sociedade Campinas: Papirus, Ano XVII, dez. 1996.

ADORNO, Theodor W. A filosofia e os professores. In: ____. Educação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003, p. 51-74.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. vol.1, Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. Brasiliense, 1986a.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. vol.1, Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. Brasiliense, 1986b.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. vol. 1, Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. Brasiliense, 1986c.

BENJAMIN, Walter. Brinquedo e brincadeira. Observações sobre uma obra monumental (1928). In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. vol.1, Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. Brasiliense, 1986d.

BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: ____. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. Obras Escolhidas, V. 3. p. 103-149.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19, jan/fev/mar/abr. 2002.

FUENTES, Carlos. Geografia de la novela. México: Fondo de Cultura Econômica, 1993.

LEITE, M.I. Linguagens e autoria: registro, cotidiano e expressão. In: OSTETTO, L. E.; LEITE, M. I. Arte, infância e formação de professores: autores e transgressão. Campinas: Papirus, 2004.

NÓVOA, Antônio. Relação escola-sociedade: “Novas respostas para um velho problema”. In: SERBINO, Raquel Volpato (Org.). Formação de professores – Seminários e debates. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1998. p. 19-39.

SUAREZ, Rosana. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Revista Kriterion. Belo Horizonte, n. 112, p. 191-198, dez. 2005.

Téléchargements

Publiée

2008-01-01

Comment citer

Ourique, J. L. P. (2008). O resgate do narrador. Literatura E Autoritarismo, (11). https://doi.org/10.5902/1679849X73940

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 3 4 5 > >>