O resgate do narrador
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73940Palavras-chave:
Histórias, Culturas, Educação, ExperiênciaResumo
Com o objetivo de apresentar algumas considerações sobre a arte de contar histórias, que está em vias de extinção em uma sociedade cada vez mais voltada à técnica instrumental e utilitária, tomamos como pressuposto a palavra como elemento imprescindível da condição humana. Essa perspectiva acerca da palavra como constituinte de uma experiência se ampara na abordagem de Walter Benjamin, em uma interpretação que busca o momento histórico vivido, refletindo sobre as contradições e paradoxos do homem e da cultura. A perda da habilidade de narrar, de transmitir a experiência através da palavra, reflete um dos problemas que o desenvolvimento científico e tecnológico desligado da condição humana acarretou. Ainda que existam problemas em exaltar o modelo narrativo, tendo em vista o seu aspecto conservador, é inegável a troca de experiências e o papel de interação entre os indivíduos oportunizados por ele. Dessa forma, vemos a escola, nos seus primeiros anos, principalmente como um espaço para que a arte de contar histórias enriqueça o caráter formativo do ambiente escolar, oportunizando a imaginação, o vocabulário e o possível despertar da curiosidade, entre outras possibilidades.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: ____. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986.
ADORNO, Theodor W. Teoria da semicultura. In: Revista Educação & Sociedade Campinas: Papirus, Ano XVII, dez. 1996.
ADORNO, Theodor W. A filosofia e os professores. In: ____. Educação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003, p. 51-74.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. vol.1, Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. Brasiliense, 1986a.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. vol.1, Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. Brasiliense, 1986b.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. vol. 1, Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. Brasiliense, 1986c.
BENJAMIN, Walter. Brinquedo e brincadeira. Observações sobre uma obra monumental (1928). In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. vol.1, Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. Brasiliense, 1986d.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: ____. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. Obras Escolhidas, V. 3. p. 103-149.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19, jan/fev/mar/abr. 2002.
FUENTES, Carlos. Geografia de la novela. México: Fondo de Cultura Econômica, 1993.
LEITE, M.I. Linguagens e autoria: registro, cotidiano e expressão. In: OSTETTO, L. E.; LEITE, M. I. Arte, infância e formação de professores: autores e transgressão. Campinas: Papirus, 2004.
NÓVOA, Antônio. Relação escola-sociedade: “Novas respostas para um velho problema”. In: SERBINO, Raquel Volpato (Org.). Formação de professores – Seminários e debates. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1998. p. 19-39.
SUAREZ, Rosana. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Revista Kriterion. Belo Horizonte, n. 112, p. 191-198, dez. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).