“Trilogia dramática da terra espanhola”: a tradução como processo e como resultado

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X73912

Mots-clés :

Tradução literária, Literatura comparada, Literatura Espanhola, Teatro

Résumé

Um texto traduzido é, ao mesmo tempo, processo e resultado (GARCÍA YEBRA: 1982). O processo refere-se às condições e critérios que levaram à sua efetivação, bem como à pesquisa demandada em torno do tema e da obra a ser traduzida. O resultado é a concretização deste processo, materializada para o consumo. Este trabalho apresenta o resultado das traduções de Bodas de Sangue (1933), Yerma (1934) e A Casa de Bernarda Alba (1936), do dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898-1936), explicitando o processo de pesquisa que, em nossa opinião, em muito pode colaborar para as futuras montagens das peças. Nossa opção se sustenta na hipótese de que o tradutor – sobretudo o tradutor de teatro – deve assumir sua intervenção: não desestrangeirizar completamente a obra, deixando marcas no texto que indiquem sua procedência, a fim de que o leitor-espectador perceba que está diante de um texto traduzido.

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Biographie de l'auteur

Luciana Ferrari Montemezzo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP e pós-doutora em Tradução pela Universidad de Granada (Espanha)

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Publiée

2009-01-01

Comment citer

Montemezzo, L. F. (2009). “Trilogia dramática da terra espanhola”: a tradução como processo e como resultado. Literatura E Autoritarismo, (13), 68–78. https://doi.org/10.5902/1679849X73912