O grotesco como crítica social ao nazismo no filme O Tambor, de Volker Schlöndorff

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X23430

Mots-clés :

O Tambor, Cinema, Violência, Nazismo

Résumé

O objetivo do trabalho é analisar no filme O Tambor como a representação do grotesco é um mote para a composição de sentidos que interrogam, de modo geral, a violência e a alienação. Na cidade de Danzig, nos anos de 1920, o personagem protagonista, Oskar, decide parar de crescer; e essa condição de adulto infantilizado marca a narrativa com cenas grotescas e mesmo de tom fantástico. Ocorrem, portanto, relações indissociáveis entre história coletiva do período entre guerras e o espaço privado no qual se desenrola a vida íntima dos personagens. O microcosmo da vida familiar de Oskar e também a comunidade de Danzig podem ser incorporados à problemática maior: a história da ascensão e queda do nazismo. Assim, observamos como a crítica social no filme associa-se a representações de imagens que exploram o absurdo da guerra e do totalitarismo.

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Bibliographies de l'auteur

Carla Lavorati, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda em Estudos Literário pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Bolsista Capes. Integrante da linha de pesquisa “Literatura, Comparatismo e Crítica Social” e do grupo de estudos “Literatura e Autoritarismo”, sob orientação da professora Dra. Rosani Ketzer Umbach.

Maristela Scremin Valério, Universidade Estadual de Maringá, Umuarama, PR

Atualmente é professora no curso de Comunicação- Social- Jornalismo, na Unicentro e doutoranda em Estudo Literários pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007), graduação em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014). E-mail: maristelasv@gmail.com

Références

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Publiée

2017-12-31

Comment citer

Lavorati, C., & Scremin Valério, M. (2017). O grotesco como crítica social ao nazismo no filme O Tambor, de Volker Schlöndorff. Literatura E Autoritarismo, (30). https://doi.org/10.5902/1679849X23430