O grotesco como crítica social ao nazismo no filme O Tambor, de Volker Schlöndorff

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X23430

Palabras clave:

O Tambor, Cinema, Violência, Nazismo

Resumen

O objetivo do trabalho é analisar no filme O Tambor como a representação do grotesco é um mote para a composição de sentidos que interrogam, de modo geral, a violência e a alienação. Na cidade de Danzig, nos anos de 1920, o personagem protagonista, Oskar, decide parar de crescer; e essa condição de adulto infantilizado marca a narrativa com cenas grotescas e mesmo de tom fantástico. Ocorrem, portanto, relações indissociáveis entre história coletiva do período entre guerras e o espaço privado no qual se desenrola a vida íntima dos personagens. O microcosmo da vida familiar de Oskar e também a comunidade de Danzig podem ser incorporados à problemática maior: a história da ascensão e queda do nazismo. Assim, observamos como a crítica social no filme associa-se a representações de imagens que exploram o absurdo da guerra e do totalitarismo.

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Biografía del autor/a

Carla Lavorati, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda em Estudos Literário pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Bolsista Capes. Integrante da linha de pesquisa “Literatura, Comparatismo e Crítica Social” e do grupo de estudos “Literatura e Autoritarismo”, sob orientação da professora Dra. Rosani Ketzer Umbach.

Maristela Scremin Valério, Universidade Estadual de Maringá, Umuarama, PR

Atualmente é professora no curso de Comunicação- Social- Jornalismo, na Unicentro e doutoranda em Estudo Literários pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007), graduação em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014). E-mail: maristelasv@gmail.com

Citas

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

Lavorati, C., & Scremin Valério, M. (2017). O grotesco como crítica social ao nazismo no filme O Tambor, de Volker Schlöndorff. Literatura E Autoritarismo, (30). https://doi.org/10.5902/1679849X23430