Representações das condições de vida dos negros nos cronistas do período da abolição e nos diários de Carolina Maria de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X9614Resumen
O trabalho apresenta uma descrição das dificuldades de sobrevivência da população negra no contexto histórico que se seguiu à Abolição da escravatura, no final do século XIX, a partir de relatos de cronistas, viajantes e autores da época. Oferece igualmente um paralelo entre a situação dos ex-escravos no cenário em que o trabalho livre era instaurado no Brasil e a situação dos negros no período mais contemporâneo dos anos 50, em que o país se industrializava e modernizava, a partir dos diários da papeleira mineira Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de despejo, publicado em 1960.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).