Literatura de testemunho no primeiro volume de Maus, de Art Spiegelman: a impossibilidade da narrativa factual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73895

Palabras clave:

Literatura de testemunho, Narrativa Gráfica, Crítica Literária

Resumen

Escrito e desenhado pelo cartunista norte-americano Art Spiegelman, Maus – A história de um sobrevivente é um romance gráfico originalmente publicado em dois volumes, entre as décadas de setenta e oitenta. Nela, observamos um diálago entre o próprio autor e seu pai, Vladek Spiegelman, sobre o período em que testemunhou a perseguição nazista contra os judeus. A partir desse relato, Art passa a aprofundar sua percepção do pai, de sua mãe e de outros familiares, muitos deles mortos nos campos. De forma simples e objetiva, a arte e o texto de Spiegelman colocam o leitor não apenas dentro das lembranças de um sobrevivente da perseguição nazista, mas também como observador dos conflitos entre um pai e um filho em suas diferenças, em seus desacordos. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a recriação desse cenário repressor e das experiências reais do seu narrador no romance gráfico. Nesse sentido, nossa análise evidenciará as limitações do relato baseado em lembranças de trauma, elemento observado em vários relatos de testemunho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Enéias Farias Tavares, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Citas

GALLE, Helmut. Juventude no estado totalitário: as autobiografias de J. Fest, G. Grass, L. Harig, G. de Bruyn e Chr. Wolf. In: UMBACH, Rosani Ketzer (org). Memórias da Repressão. Santa Maria: UFSM, PPGL-Editores, 2008.

PONTES, Suely Aires. Mauschwitz: deslocamentos imaginários. Imaginario v.13 n.14 São Paulo jun. 2007.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Testemunhos da barbárie. In: EntreLivros Volume 28. São Paulo: Editora Duetto, 2007.

SPIEGELMAN, Art. Maus. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

UMBACH, Rosani Ketzer (org). Memórias da Repressão. Santa Maria: UFSM, PPGL-Editores, 2008.

SPIEGELMAN, Art. Entrevista ao jornal Le Monde. Tradução Jean-Yves de Neufville. http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2008/03/15/ult580u2964.jhtm (acessado em 10 de Maio de 2009)

Publicado

2009-07-01

Cómo citar

Tavares, E. F. (2009). Literatura de testemunho no primeiro volume de Maus, de Art Spiegelman: a impossibilidade da narrativa factual. Literatura E Autoritarismo, (14), 31–46. https://doi.org/10.5902/1679849X73895