Censura literaria en Brasil y restricciones impuestas en Feliz Ano Novo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X68572Palabras clave:
Estado, Anticomunismo, Rubem Fonseca, Feliz Ano Novo, Mistificación de la realidadResumen
En el siglo XX, la censura era un proyecto de fracciones de la clase dominante para mistificar la realidad, impidiendo que grupos divergentes contribuyeran a la construcción del Estado brasileño. Esta propuesta fue aceptada y legitimada por sucesivas Cartas Magnas. Recién en 1988, los instrumentos restrictivos de los delitos de opinión fueron retirados, revelando lo represiva que era la República en Brasil. El caso de la censura del libro Feliz ano novo, escrito por Rubem Fonseca, es emblemático para comprender la construcción del sentimiento anticomunista que se basó en la idea de moralidad, considerando que se trataba de un autor alineado con el régimen dictatorial de 1964, y quien luego fue acusado de subvertir los mismos principios contra los que luchó y acusado de destruir los valores tradicionales de la sociedad contemporánea.
Descargas
Citas
BOSI, Alfredo. Situação e formas do conto brasileiro contemporâneo. In: O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: CULTRIX, 1975.
BRASIL. Lei nº 5.250, de 9 de fevereiro de 1967. Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5250compilado.htm>. Acessado em 05 de agosto de 2021.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Livros proibidos ideias malditas: o Deops e as minorias silenciadas. São Paulo: Ateliê editorial, 2002.
Costa e Silva, Fagner. A invenção da experiência: Os escritos autobiográficos de Rubem Fonseca. Alagoinhas: Universidade do Estado da Bahia, 2018.
COSTA E SILVA, Fagner. O cobrador: A perturbadora harmonia entre o bem e o mal. In: FRANCISCO, Chimica; SANTOS, Natália Gonçalves de Souza. Das curvas e dos desvios: O conto como ponto de partida. Cabo Frio- RJ: MARES, 2016.
FONSECA, Rubem. Feliz ano novo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
OLIVEIRA, Francisco. A economia brasileira: Crítica à razão dualista. Petrópolis: Editora vozes. 1981.
REIMÃO, Sandra. Repressão e resistência: censura a livros na ditadura militar. São Paulo: Edusp, 2011.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e política. In: Cultura e política. São Paulo: Paz e terra. 2009.
SILVA, Deonísio da. O caso Rubem Fonseca: violência e erotismo em Feliz Ano Novo. São Paulo: Alfa-Ômega, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).