Educação pós-Auschwitz: implicações de um texto clássico

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X63956

Palavras-chave:

Fascismo, Adorno, Comportamento fascista

Resumo

Um dos mais célebres textos sobre os riscos da presença do fascismo nas sociedades contemporâneas foi o célebre Educação Pós-Auschwitz – inicialmente proferido por Theodor Adorno como palestra, em 18 de abril de 1965, e pouco depois publicado como artigo em Frankfurt (1967). Este texto recoloca o conceito de fascismo em uma nova escala, afastando-se da conceituação histórica do fascismo mas permitindo avançar em uma compreensão sobre a permanência de comportamentos que podem ser ditos como fascistas nas sociedades contemporâneas. Neste artigo, pretendemos revisitar essa discussão lançada por Adorno, a partir deste texto clássico, cotejando-o eventualmente com outros textos e acrescentando exemplos históricos posteriores a ele, como o massacre de tutsis em Ruanda, em 1994. Nos tempos atuais, em que os comportamentos fascistas parecem aflorar em muitos momentos, a rediscussão deste texto clássico sobre o fascismo mostra-se oportuna.

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Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

José D’Assunção Barros é Historiador e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nos cursos de graduação e pós-graduação em História, e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. No Ensino de História, tem se especializado nas áreas de Metodologia, Teoria e Historiografia, História Cultural, e tem escrito livros e artigos relacionados a estes campos. Entre suas obras mais recentes destacam-se os livros O Campo da História (Petrópolis: Vozes, 2004), O Projeto de Pesquisa em História (Petrópolis: Vozes, 2005), Cidade e História (Petrópolis: Vozes, 2007), A Construção Social da Cor (Petrópolis: Vozes, 2009) e Teoria da História (Petrópolis: Vozes, 2010).

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Publicado

2022-06-10 — Atualizado em 2022-06-10

Versões

Como Citar

Barros, J. D. (2022). Educação pós-Auschwitz: implicações de um texto clássico. Literatura E Autoritarismo, (39), 123–146. https://doi.org/10.5902/1679849X63956