Zero, uma obra fragmentada representada pela violência da ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X27939Abstract
A proposta deste artigo é analisar a relação entre a violência e a forma no livro Zero, de Ignácio de Loyola Brandão (1975), publicado no Brasil em 1975. Considerando que o corpus de análise tematiza a violência da ditadura militar no Brasil (1964-1985), a obra está inserida nesse contexto, é engajada, representa o social. Objetiva-se mostrar a violência através de sua forma fragmentada,que representa o país daquela época por estar associada à ideia de desordem e caos, do período. A simulação de recortes de jornal, propagandas, cartazes, inscrições de banheiro, letras de música e inúmeros outros tipos de texto vão criando uma paisagem do país e seu contexto histórico social. A hipótese é a de que a mistura de gêneros, no processo de montagem cria uma metáfora para a ditadura no Brasil. A metodologia configura-se a partir de relações que estabelecemos entre ficção, história, violência e forma. Para o embasamento dessa proposta e ou abordagem, busca-se respaldo em autores como Jean Baudrillard (1991), Jaime Ginzburg (2012), Tania Pellegrini (1994-1996), Lizandro Calegari (2011).Downloads
Literaturhinweise
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d´Água, 1991. BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Zero. São Paulo: Clube do Livro, 1975.
CALEGARI, Lizandro Carlos. Uma estética fragmentária: a perspectiva crítica em Zero e a organização da linguagem literária. Revista Interdisciplinar. v. 13: Ano VI. jan-jun de 2011. p.165-175.
DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: UnB, 1996.
GINZBURG, Jaime. A violência constitutiva e a política do esquecimento. In: ______. Crítica em tempos de violência. São Paulo: Edusp, Fapesp, 2012. p. 217-238.
MACHADO, Roberto. A Linguagem Literária e o de fora. In: Deleuze, a arte e a filosofia. Rio deJaneiro: Jorge Zahar, 2009.
PELLEGRINI, Tânia. A narrativa brasileira contemporânea: emergência do pós-modernismo. Revista Letras. Campinas, n. 13, v.1/2, p. 8-59, dez., 1994. PELLEGRINI, Tânia. Gavetas vazias: ficção e política nos anos 70. São Carlos, SP: EDUFSCAR, 1996.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).