"¿Cuál era la verdadera salvación, la que caminaba o la que se veía caminar?” (Tamaro, 2008, p. 68): relações de poder como determinantes da identidade e da alteridade em Salvación, de Susanna Tamaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73828

Palavras-chave:

Identidade, Alteridade, Salvación, Susanna Tamaro

Resumo

A migração é um fenômeno que faz parte do quotidiano mundial. No conto "Salvación", de Susanna Tamaro, essa temática é abordada a partir da perspectiva de uma imigrante ilegal (homônima ao conto) que, partindo de um país subdesenvolvido com poucas oportunidades, busca em Roma um emprego que lhe permita sustentar a mãe e os irmãos. Salvación não compartilha da língua, dos costumes e das regras de comportamento do local para o qual migra, assumindo o papel do “outro”. Neste artigo, abordamos as configurações da identidade e da alteridade ao longo do texto de Tamaro, tendo como fio condutor os posicionamentos e as atitudes da protagonista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Cantarelli, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorado em Letras com período sanduíche na Universidad de Guadalajara, no México.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações. Organização Liv Sovik; Tradução de Adelaide La Guardia Resende ... [et al.]. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

KRISTEVA, Júlia. Estrangeiros para nós mesmos. Tradução de Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathrin. Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 73 - 102

TAMARO, Susanna. Salvación. In: ______. Fuera. 1ª. Ed. Tradução de Guadalupe Ramírez. Buenos Aires: Seix Barral, 2008. p. 43 - 70.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathrin. Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 07 – 72.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

Cantarelli, A. P. (2010). "¿Cuál era la verdadera salvación, la que caminaba o la que se veía caminar?” (Tamaro, 2008, p. 68): relações de poder como determinantes da identidade e da alteridade em Salvación, de Susanna Tamaro. Literatura E Autoritarismo, (16), e1. https://doi.org/10.5902/1679849X73828