"¿Cuál era la verdadera salvación, la que caminaba o la que se veía caminar?” (Tamaro, 2008, p. 68): relações de poder como determinantes da identidade e da alteridade em Salvación, de Susanna Tamaro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73828Palavras-chave:
Identidade, Alteridade, Salvación, Susanna TamaroResumo
A migração é um fenômeno que faz parte do quotidiano mundial. No conto "Salvación", de Susanna Tamaro, essa temática é abordada a partir da perspectiva de uma imigrante ilegal (homônima ao conto) que, partindo de um país subdesenvolvido com poucas oportunidades, busca em Roma um emprego que lhe permita sustentar a mãe e os irmãos. Salvación não compartilha da língua, dos costumes e das regras de comportamento do local para o qual migra, assumindo o papel do “outro”. Neste artigo, abordamos as configurações da identidade e da alteridade ao longo do texto de Tamaro, tendo como fio condutor os posicionamentos e as atitudes da protagonista.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações. Organização Liv Sovik; Tradução de Adelaide La Guardia Resende ... [et al.]. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
KRISTEVA, Júlia. Estrangeiros para nós mesmos. Tradução de Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathrin. Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 73 - 102
TAMARO, Susanna. Salvación. In: ______. Fuera. 1ª. Ed. Tradução de Guadalupe Ramírez. Buenos Aires: Seix Barral, 2008. p. 43 - 70.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathrin. Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 07 – 72.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).