É possível a lírica após Auschwitz?
Uma propedêutica à Dialética Negativa de Adorno
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X71274Palavras-chave:
Dialética Negativa, Estética, Poesia, Experiência formativa, ArteResumo
O presente artigo versa sobre a relação entre lírica e sociedade na perspectiva de Theodor Adorno, e o significado da arte como expressão da não liberdade humana, propedêuticas à elaboração de sua Filosofia Dialética Negativa. Procura-se compreender as linhas gerais da temática adorniana impressa na reflexão sobre a lírica e arte em sentido geral, e sua inter-relação com a elaboração tardia de um projeto de filosofia de modelos, ou seja, que parte de particulares como o qualitativo que denuncia a máscara de uma “compulsão à identidade”. Neste sentido, para Adorno, tanto a lírica como a obra de arte em sua dimensão estética possibilitam uma oposição ao pensamento e à linguagem aplainada pela indústria cultural; assim, lírica, filosofia e arte são possíveis após Auschwitz como momento de fração, de ruptura, de uma experiência estética formativa do humano.
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