Da guerra à ditadura

O afunilamento abissal em Alberto Moravia e Plínio Marcos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X69145

Palavras-chave:

Teatro brasileiro contemporâneo; História; ditadura brasileira; Alberto Moravia; Plínio Marcos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a aproximação (que estrutura o projeto estético-social) entre o brasileiro Plínio Marcos e o italiano Alberto Moravia, sobretudo nas obras Dois perdidos numa noite suja e O terror de Roma. Por meio da análise e interpretação de contornos sociais e histórico-culturais das produções é possível estabelecer pontos de contato entre as marcas discursivas emitidas pelos autores. O artigo ancora-se nas contribuições de Eric Hobsbawm (1995) e Antonio Pedro Tota (2011) acerca dos conflitos que marcaram o século XX, nos de Sábato Magaldi (2003) e Patrice Pavis (2007) sobre determinadas noções que constituem o discurso teatral; nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (2002; 2011) quanto ao diálogo que se estabelece entre discursos literários, nas pesquisas de Luiz Zanin Oricchio (2010) no que tange à historiografia do autor Alberto Moravia e nas reflexões de Osvaldo Mendes  (2009) sobre aspectos que circunscrevem a bios do dramaturgo Plínio Marcos.

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Biografia do Autor

Wagner Corsino Enedino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Haydê Costa Vieira, Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

Professora concursada de Língua Portuguesa e Literatura da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

Enedino, W. C., & Vieira, H. C. . (2022). Da guerra à ditadura : O afunilamento abissal em Alberto Moravia e Plínio Marcos. Literatura E Autoritarismo, (26), 71–84. https://doi.org/10.5902/1679849X69145