Literatura e representação social: a marginalidade e a subalternidade em Plínio Marcos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73914Palavras-chave:
Plínio Marcos, Marginalidade, SubalternidadeResumo
Tomando como base os critérios propostos por Quijano (1978) para o estudo da marginalidade e os conceitos de subalternidade propostos por Achugar (2006), este ensaio apresenta homologias entre artifícios discursivos e ideologias em Quando as máquinas param, de Plínio Marcos. A abordagem explora o texto como história e discurso, ancorando-se em princípios de distintas correntes da teoria da literatura.
Downloads
Referências
ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre cultura, arte e literatura. Tradução de Lyslei Nascimento: Ed. UFMG, 2006.
CORTEN, André. Discurso e representação do político. In: INDURSKY, Freda e FERREIRA, Maria C. Leandro (Orgs.). Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1999, p. 37-52. (Ensaios 12)
GUERRA, Sonia Regina. A geração de 69 no teatro brasileiro: mudanças dos ventos. Dissertação de Mestrado apresentada a ECA-USP. São Paulo, 1988.
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Dp&A, 2003.
HIRIGNOYEN, Marie France. A violência no casal: da coação psicológica à agressão física. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2006.
LUIZ, Macksen. Sem a marca de Plínio Marcos. Disponível em : http://www.verbo21.com.br/aparte/aparte1.htm. Acesso em 13 de outubro de 2004.
MELO, Paulo Roberto Vieira de. Plínio Marcos: a flor e o mal. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 1993. (Tese de Doutorado).
MIGNOLO, Walter D. Histórias locais/projetos globais. Ed. UFMG, 1989.
PLÍNIO MARCOS. Quando as máquinas param. São Paulo: [s.n], 1967.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. Trad. Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
QUIJANO, Aníbal. Notas sobre o conceito de marginalidade social. In: PEREIRA, Luiz (Org.). Populações “marginais” . São Paulo: Duas Cidades, 1978, p. 11- 71.
ROSENFELD, Anatol. Suplemento literário de O Estado de S. Paulo, 15 de julho de 1967.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino americano. In: ___. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro Rocco, 2000.
SCHILLER, Friedrich. Teoria da tragédia. Introd. e notas de Anatol Rosenfeld. São Paulo: EPU, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).