Pureza e violência: imagens da infância em A. Veteranyi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X44065

Palavras-chave:

Aglaja Veteranyi, Why the Child is Cooking in the Polenta, Childhood, Violence.

Resumo

Este artigo pretende discutir três contextos significativos do romance Por que a criança cozinha na polenta, da escritora romena Aglaja Veteranyi, publicado postumamente em 2004, em que a pureza da infância é assaltada por experiências da violência e incompreensão. Sendo assim, a análise está focada em três círculos sociais distintos e predominantes no texto de Veteranyi: a família, o trabalho e as amizades. Em cada um desses contextos, o universo infantil da voz narrativa e protagonista do romance é confrontado com uma realidade cruel. Trata-se de uma realidade, carregada de violência, na qual a voz narrativa se revela incapaz de decodificar suas implicações, por não alcançar a dimensão de todo sentido com que se vê confrontada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionei Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Letras pela Universidade de Hamburgo e pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM

Juliana Cássia Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do curso de Letras - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

CAMATTA, Silvia. Nata nel posto e nel momento sbagliato, morta di madre: Aglaja Veteranyi, il circo, la Svizzera e la lingua tedesca. In: Revista de Filología Alemana, v. 18, 2010, p. 181-198.

KEHL, Mariana; FORTES, Maria Isabel. De uma clínica do refúgio: violência, trauma e escrita. In: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 22, n. 3, 2019, p. 520-539.

KEUPP, Heiner et alia. Identitätskonstruktionen. Das Patchwork der Identitäten in der Spätmoderne. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt, 2002.

MACCHI, Fabiana. E por falar em fronteiras, esta prosa é um poema. In:

VETERANYI, Aglaja. Por que a criança cozinha na polenta. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2004, p. 9-10.

MATHIAS, D.. A condição de refugiado e o exercício da voz. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 29, p. 69-80, 2017.

MATHIAS, D.. Desfamiliarizações no poema 'Bósnia, 92, 93', de Dragica Rajčić. Crítica Cultural, v. 14, p. 241-250, 2019.

MATHIAS, D.. 'If that would remove the pitiless look from his eyes': Vetores afetivos no conto 'My Son the Fanatic'. Babel, v. 15, p. 114-125, 2019.

MATT, Beatrice von. Der Aufbruch der Frauen (1970-2000). In: RUSTERHOLZ, Peter; SOLBACH, Andreas (ed.). Schweizer Literaturgeschichte. Stuttgart e Weimar: Verlag J. B. Metzler, 2007, p. 400-425.

MEYER, Sandra Annika. Grenzenlose Mutterliebe?: die Mutter als Alteritätsfigur in ausgewählten transkulturellen Familiennarrativen der Gegenwartsliteratur: Aglaja Veteranyi - Zsuzsa Bánk - SAID. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2019.

SEHLEN, Silke von. Poetiken kindlichen Erzählens: inszenierte Kinder-Erzähler im Gegenwartsroman aus komparatistischer Perspektive. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2015.

VELHO, Alexandre Ferreira. Profanação autobiográfica em Por que a criança cozinha na polenta, de Aglaja Veteranyi. In: Anais da XV Abralic, 2016, p. 409-417.

VETERANYI, Aglaja. Por que a criança cozinha na polenta. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2004.

Downloads

Publicado

2020-07-29

Como Citar

Mathias, D., & Müller, J. C. (2020). Pureza e violência: imagens da infância em A. Veteranyi. Literatura E Autoritarismo, (35). https://doi.org/10.5902/1679849X44065