Pureza e violência: imagens da infância em A. Veteranyi

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X44065

Schlagworte:

Aglaja Veteranyi, Why the Child is Cooking in the Polenta, Childhood, Violence.

Abstract

Este artigo pretende discutir três contextos significativos do romance Por que a criança cozinha na polenta, da escritora romena Aglaja Veteranyi, publicado postumamente em 2004, em que a pureza da infância é assaltada por experiências da violência e incompreensão. Sendo assim, a análise está focada em três círculos sociais distintos e predominantes no texto de Veteranyi: a família, o trabalho e as amizades. Em cada um desses contextos, o universo infantil da voz narrativa e protagonista do romance é confrontado com uma realidade cruel. Trata-se de uma realidade, carregada de violência, na qual a voz narrativa se revela incapaz de decodificar suas implicações, por não alcançar a dimensão de todo sentido com que se vê confrontada.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Dionei Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Letras pela Universidade de Hamburgo e pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM

Juliana Cássia Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do curso de Letras - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal de Santa Maria.

Literaturhinweise

CAMATTA, Silvia. Nata nel posto e nel momento sbagliato, morta di madre: Aglaja Veteranyi, il circo, la Svizzera e la lingua tedesca. In: Revista de Filología Alemana, v. 18, 2010, p. 181-198.

KEHL, Mariana; FORTES, Maria Isabel. De uma clínica do refúgio: violência, trauma e escrita. In: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 22, n. 3, 2019, p. 520-539.

KEUPP, Heiner et alia. Identitätskonstruktionen. Das Patchwork der Identitäten in der Spätmoderne. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt, 2002.

MACCHI, Fabiana. E por falar em fronteiras, esta prosa é um poema. In:

VETERANYI, Aglaja. Por que a criança cozinha na polenta. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2004, p. 9-10.

MATHIAS, D.. A condição de refugiado e o exercício da voz. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 29, p. 69-80, 2017.

MATHIAS, D.. Desfamiliarizações no poema 'Bósnia, 92, 93', de Dragica Rajčić. Crítica Cultural, v. 14, p. 241-250, 2019.

MATHIAS, D.. 'If that would remove the pitiless look from his eyes': Vetores afetivos no conto 'My Son the Fanatic'. Babel, v. 15, p. 114-125, 2019.

MATT, Beatrice von. Der Aufbruch der Frauen (1970-2000). In: RUSTERHOLZ, Peter; SOLBACH, Andreas (ed.). Schweizer Literaturgeschichte. Stuttgart e Weimar: Verlag J. B. Metzler, 2007, p. 400-425.

MEYER, Sandra Annika. Grenzenlose Mutterliebe?: die Mutter als Alteritätsfigur in ausgewählten transkulturellen Familiennarrativen der Gegenwartsliteratur: Aglaja Veteranyi - Zsuzsa Bánk - SAID. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2019.

SEHLEN, Silke von. Poetiken kindlichen Erzählens: inszenierte Kinder-Erzähler im Gegenwartsroman aus komparatistischer Perspektive. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2015.

VELHO, Alexandre Ferreira. Profanação autobiográfica em Por que a criança cozinha na polenta, de Aglaja Veteranyi. In: Anais da XV Abralic, 2016, p. 409-417.

VETERANYI, Aglaja. Por que a criança cozinha na polenta. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2004.

Veröffentlicht

2020-07-29

Zitationsvorschlag

Mathias, D., & Müller, J. C. (2020). Pureza e violência: imagens da infância em A. Veteranyi. Literatura E Autoritarismo, (35). https://doi.org/10.5902/1679849X44065