Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X34572

Palavras-chave:

Literatura, Cárcere, Memória, Experiência

Resumo

Nos últimos quinze anos, a população carcerária do país praticamente triplicou. As
revoltas e os massacres que atingiam São Paulo se espalharam e hoje se dão em capitais menores, como Boa Vista e Fortaleza. De fato, estamos mergulhados numa crise ampla e generalizada, cujas proporções não conhecemos. Pois, diferentemente de outras “pautas”, esta não tem ganhado a percepção social que julgamos merecer, na grande imprensa, na grande política. Nesse contexto, consideramos fundamental refletir e elaborar o nosso passado prisional a partir, sobretudo, do nosso campo de estudo: a produção literária e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Birman, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Professora do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp)

Lisa Carvalho Vasconcellos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Bacharel em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2003). Mestre em Literatura Brasileira (2005) pela mesma instituição. Doutora em Literatura Comparada pela USP (2011), com período de um ano de estudos (na modalidade doutorado-sanduíche) na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Pós-Doutorado pela Pós-Graduação de Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Maria Rita Palmeira, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2009). Bacharel em Letras (1997) e mestre em Teoria e História Literária (2000) pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Birman, D., Vasconcellos, L. C., & Palmeira, M. R. (2018). Apresentação. Literatura E Autoritarismo, (31). https://doi.org/10.5902/1679849X34572