ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
Palavras-chave:
Ensino em AdministraçãoResumo
A formação do administrador consiste em um processo complexo que envolve atividades curriculares e extracurriculares, que buscam preparar o aluno para atuar em um ambiente profissional de crescente instabilidade. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida teve como objetivo principal definir o nível de conhecimento e de envolvimento dos acadêmicos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM em atividades extracurriculares, tendo em vista as exigências do mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, utilizando o método survey. A população-alvo da pesquisa constituiu-se de acadêmicos do Curso de Administração da UFSM, matriculados a partir do quinto semestre, o que representava um total de 272 (duzentos e setenta e dois) alunos. A coleta de dados ocorreu em 2009, a partir da distribuição de questionários nas salas de aula, obtendo-se um retorno de 113 (cento e treze) respostas. Os resultados demonstraram que os acadêmicos, de modo geral, carecem de um maior envolvimento em atividades extracurriculares, necessitando desenvolver especialmente o seu conhecimento em línguas, o nível de leitura, a participação em projetos de pesquisa e em cursos de atualização. Desse modo, o envolvimento dos estudantes em atividades extracurriculares pode ser considerado pequeno tendo em vista as expectativas do ambiente organizacional.