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Diretrizes para Autores

LINHA EDITORIAL

A Revista Sociais e Humanas é um periódico semestral do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (CCSH-UFSM), e está aberta à colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais. Sua linha editorial busca dar espaço para a discussão dos temas atuais da sociedade brasileira, por meio de um debate que promova constante diálogo com áreas de conhecimento afins como a Administração, Arquivologia/Antropologia, Ciências Contábeis, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, História, Psicologia e Sociologia, não se caracterizando, portanto, como uma revista departamental.

A revista aceita para publicação:

•          artigos de conteúdo analítico, que apresentem contribuições originais nas diversas áreas do conhecimento e que se relacionem com a linha editorial da revista;

•          ensaios;

•          análises e diagnósticos sociais, políticos, econômicos;

•          resenhas críticas de publicações editadas no Brasil, que se relacionem com a linha editorial da revista.

A Revista Sociais e Humanas reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive os de tradução, permitindo, entretanto, sua posterior reprodução com a devida citação da fonte.

 

  1. Instruções aos autores

1.1 Submissão

  • O artigo submetido à Revista Sociais e Humanas deve ser inédito, isto é, não pode ter sido ou estar sendo submetido a outro periódico, no Brasil ou no exterior. Trabalhos publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios, etc. são considerados inéditos.
  • Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.
  • Os artigos submetidos à Revista Sociais e Humanas serão, preliminarmente, examinados pelo editor quanto a sua adequação aos objetivos do periódico. Caso atendam essa condição serão avaliados pelo sistema blind review, por dois avaliadores, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Após sua aprovação pelos pareceristas, os artigos serão submetidos à apreciação dos membros do Corpo Editorial, e, caso aprovados, publicados.
  • A identificação do autor fica restrita ao formulário de cadastro no sistema. Não deve haver qualquer identificação do autor ao longo do artigo submetido. No processo de submissão é importante o cuidadoso preenchimento dos dados cadastrais do(s) autor(s) no formulário de cadastro (nomes completos do autor e de todos os co-autores se houver endereço residencial, endereço institucional, endereço eletrônico, telefone para contato, entre outras informações).
  • O artigo deve ser enviado exclusivamente por meio do sistema de submissão on-line por meio do sitio (www.ufsm.br/sociaisehumanas). Não será aceito o envio de artigos por e-mail, correio ou outra forma.

 

1.2 Formatação

  • Os artigos devem ser digitados em Microsoft Word 2003 ou superiores, em formato Word.
    • Fonte: Times New Roman, tamanho 12, com no máximo 20 páginas.
    • Papel: formato A4.
    • Espaçamento entre parágrafos: 0.
    • Espaçamento entre linhas: 1.
    • Margens inferior e direita de 2 cm, e esquerda e superior de 3 cm;
    • Alinhamento: justificado.
    • Recuo especial da primeira linha: 1,25 cm.
    • Título do artigo em português, caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, tamanho 12, sucedido por uma linha de espaçamento.
    • Título do artigo em inglês, em caixa alta, centralizado, Times New Roman, tamanho 12, sucedido por uma linha de espaçamento.
    • As palavras resumo e abstract deverão estar em caixa alta, negrito, Times New Roman, tamanho 12. Os títulos das sessões deverão ser numerados a partir da introdução, em algarismos arábicos, alinhados à esquerda (exceto as Referências bibliográficas que não serão numeradas) com apenas a primeira letra em caixa alta e padronizados da seguinte forma: (1 Introdução; 2 Referencial teórico; 3 Método de pesquisa; 4 Apresentação e discussão dos resultados; 5 Considerações finais; Referências bibliográficas).
    • Os subtítulos devem ter apenas a primeira letra em caixa alta e não virão em negrito.
    • As palavras Palavras-chave e Key-word devem estar em negrito e com apenas a primeira letra em maiúsculo.
    • Resumo: em um único parágrafo, com até 15 linhas, Times New Roman, tamanho 12, justificado.
    • Abstract: seguindo as mesmas normas do Resumo.
    • Palavras-chave: no máximo cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, apenas iniciais em caixa alta, Times New Roman, tamanho 12, justificado.
    • Keywords seguindo as mesmas regras das palavras-chave.
    • Palavras e expressões em outro idioma em itálico.
    • Ilustrações e tabelas apresentadas com títulos, fontes e legendas completas, nas cores preta, branca ou tons de cinza em Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas. Devem apresentar boa resolução, de modo que possam ser reduzidas sem perder a legibilidade.
    • Título da tabela, na parte superior com espaço entre o título e a tabela, sem negrito, Times New Roman, tamanho 12, justificado, com apenas a primeira letra em caixa alta.
    • Fórmulas devem vir acompanhadas da demonstração para facilitar a análise do avaliador, destacadas no texto e se necessário numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita.
    • Notas explicativas apresentadas em algarismos arábicos após a conclusão;
    • Notas de rodapé em Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas. Na sequência exemplo de nota de rodapé referente a copyright:

(Artigo originalmente publicado por Timothy A. Luehrman, sob o título Using APV, na Harvard Business Review, maio-junho, p. 145-154, 1997).

 

  • Os trabalhos que não atenderem todas as diretrizes da Sociais e Humanas serão desconsiderados pela Comissão Editorial.

 

1.3 Citações:

Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfases ou destaques, traduções e informações verbais do seguinte modo:

- Supressões: [...]

- Interpolações, acréscimos ou comentários: [.]

- Ênfase ou destaque: incluir a expressão “grifo nosso”, entre parênteses, nos dados

bibliográficos das citações.

- Tradução: incluir a expressão “tradução nossa”, entre parênteses, nos dados bibliográficos das citações.

- Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis.

1.3.1Citações no interior do texto: devem obedecer às seguintes normas: um autor (Leipnitz, 1987); dois autores (Turner e Verhoogen, 1960); três ou mais autores (Amaral et al., 1966).

1.3.2Citação direta – Trata-se da transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Até três linhas são inseridas no texto entre aspas duplas com a indicação da fonte (autor, ano e página). Caso existam aspas no texto original, estas serão substituídas, na citação por aspas simples

Exemplo 1: Para Vergara e Branco (2001, p. 22) a “empresa humanizada é uma expressão para designar as organizações...”.

Exemplo 2: Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”

Com mais de três linhas devem ser apresentadas em parágrafo distinto com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas, com indicação da fonte junto ao texto. Utilizar fonte Times New Roman 11. Exemplo:

Marketing turístico é uma filosofia de trabalho, que envolve todos e tudo dentro de uma organização pública ou privada. Exige esforços interligados e interdependentes dos órgãos oficiais do turismo, das associações do setor turístico, dos transportadores, dos meios de hospedagem, das agências de viagens, dos parques temáticos, dos restaurantes e principalmente da comunidade (BARRETO, 1996, p.6)

1.3.3Citação indireta - Trata-se de texto baseado na obra do autor consultado. A indicação do número de página é opcional.

Um autor: Além disso, Reis (2003) alerta para a importância da definição de um referencial teórico....

Dois ou mais autores: Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.

Mais de três autores: Lacerda e outros (2000) afirmam que...

Diversos documentos de mesma autoria - Se a citação tem sua fonte em documentos publicados em anos diferentes e da mesma autoria, os anos são separados por vírgula.

Exemplo: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)

Diversos documentos de mesma autoria e ano de publicação - Documentos de um mesmo autor, publicados em anos coincidentes, são distinguidos por letras minúsculas acrescidas do ano.

Exemplo: De acordo com Reeside (1927a, 1927b)...

Diversos documentos de autorias diferentes - Quando uma idéia é compartilhada por vários autores, citam-se os diversos autores, separando-se por ponto e vírgula.

Exemplo: A literatura sobre insatisfação e reclamação tem passado por importantes desenvolvimentos conceituais (STEPHENS e GWINNER, 1998; SINGH e WILKES, 1996).

 

1.4. Referências

As referências bibliográficas, de todos os citados, deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, alinhadas a esquerda, de acordo com as normas da ABNT, NBR 6023, de 2002, digitadas e separadas entre si por espaçamento simples. Exemplos:

 

1.4.1 livros:

LOCKE, John.  Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos: ensaio sobre a origem, os limites e os fins. 3. ed. Petrópolis, Vozes, 2001.

 

1.4.2 Livros eletrônicos, on-line

As referências devem obedecer aos padrões indicados para publicações impressas, acrescidas do endereço eletrônico e a data de acesso ao documento.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Manual de orientação para crescimento da receita própria municipal. São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.fgvsp.br/academico/estudos/gvconsult/Manual.doc. Acesso em 12.02.2001.

 

1.4.3 Para capítulos de livros:

HEILBORN, Maria Luiza. Ser ou estar homossexual: dilemas de construção de identidade social. In: PARKER, Richard. Sexualidades brasileiras. Rio de Janeiro: Relume, 1996. cap. 4, p. 103-124.

 

1.4.4 Para artigos de periódicos:

ALMEIDA, C., Duarte, A., & Fernandes, C. A generalization of principal components analysis for non-observable term structures in emerging markets. International Journal of Theoretical and Applied Finance, v. 6, n. 8, p. 885-903, 2008.

 

1.4.5 Para artigos de publicações seriadas:

PÊGO FILHO, B. 2002. Setor aéreo e as empresas brasileiras: situação atual e perspectivas. São Paulo, IPEA, Boletim de Conjuntura 59, Nota Técnica, p. 73-78.

 

1.4.6 Para artigos de publicações relativas a eventos:

IUDÍCIBUS, S. 1995. Contabilidade Gerencial: novos paradigmas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS, I, São Leopoldo, 1994. Anais... São Leopoldo, ABC, 140-149.

 

1.4.7 Para teses e dissertações:

MARTINS, A. M. As universidades como agentes da política pública. Ribeirão Preto, 1997. Tese (Doutorado em Administração e Supervisão Educacionais) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual Paulista.

 

1.4.8 Para documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Improving financial literacy: analysis of issues and policies, 2005. Available on: <ftp://ftp.fsb.co.za/public/Consumer%20Education/Presentations/2005%20Improving_Financial_%20Literacy.pdf>. Access date: December, 27th. 2012.

 

 

5. Critérios para avaliação:

1. Tema (atual e relevante)

2. Objetivos (claros e bem definidos)

3. Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)

4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)

5. Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)

6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)

7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)

8. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)

9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal).

 

Para instruções sobre a submissão do artigo no sistema SEER acesse http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf

 

ENDEREÇO POSTAL

UFSM/CCSH – REVISTA SOCIAIS E HUMANAS

Prédio 74B- sala 3112- CCSH

Campus da UFSM

CEP 97105-900 - Santa Maria – RS

E-mail: revistaccsh@gmail.com

Fone: (55) 3220-8522

 

Editorial Line

 

A Revista Sociais e Humanas (Social and Human Journal) is a biannual jornal of the Centre of Social and Human Science in the Universidade Federal de Santa Maria (CCSH – UFSM), and it is open to collaboration with national and international researchers. Its editorial line seeks to provide space for the discussion of current issues of Brazilian society, through a debate which promotes constant dialogue with related knowledge areas such as Business Administration, Archivology/Anthropology, Accounting, Social Communication, Law, Economics, Philosophy, History, Psychology and Sociology, therefore not being characterized as a departamental periodical.

The journal accepts for publishing:

  • Articles with analytical content, presenting original contributions in diverse knowledge areas and which are related to the editorial line of this journal;
  • Essays;
  • Social, political and economical analyzes and diagnoses;
  • Critical reviews of publications issued in Brazil, which are related to the editorial line of this journal.

The Revista Sociais e Humanas reserves itself all the copyrights of published articles, including the translated ones, allowing however their subsequent reproduction with the proper quoting of the source.

 

  1. 1. Instructions to authors

1.1 Submission

  • The article submitted to this journal must be unpublished, i.e., it can not have been or is being submitted to another journal, in Brazil or abroad. Articles published in annals of scientific meetings, such as conferences, seminars, symposia, and others, are considered unique.
  • Articles in Portuguese, Spanish and English will be accepted.
  • The articles submitted to the Revista Sociais e Humanas will be preliminarily examined by the editor as to their convenience with the journal goals. In case they meet this requirement, they will be evaluated through the blind view system, by two examiners, which may accept, reject or resubmit the original to the author(s) with suggestions for changes. After their approval by the examiners, the articles will be submitted to the members of the Editorial Board, and, in case of approval, they will be published.
  • The authors identification is limited to the registration form in the system. There must be no identification of the author(s) throughout the article submitted. In the submission process it is important to be careful when fulfilling the author’s data in the registration form (full name of the author(s) and co-authors, if possible a residential address, institutional address, email address, phone number, among other information).
  • The article must be sent only through the online submission system, on the website (www.ufsm.br/sociaisehumanas). Articles sent via electronic mail, postal mail, or any other form are not going to be accepted.

 

1.2 Format

  • Articles must be typed in Microsoft Word 2003 or higher, in Word format.
  • Font: Times New Roman, size 12; 20 pages top.
  • Paper format: A4.
  • Paragraph spacing: 0
  • Line spacing: 1.
  • Page margins: bottom and right 2 cm, left and top 3 cm.
  • Alignment: justified.
  • Special indent for the first line: 1,25 cm.
  • Title in English, capital letters, bold, central alignment, Times New Roman, size 12, followed by a line spacing.
  • The abstract words must be in capital letters, bold, Times New Roman, size 12. Titles of sections must be numbered from the introduction, using Arabic numerals, aligned to the left (exception: the references are not numbered) only with the first letter in capital letter, standardized as follows: 1 Introduction; 2 Theoretical Framework; 3 Method; 4 Results Presentation and Discussion; 5 Final Considerations; References.
  • Subtitles must have only the first letter in uppercase and they are not in bold letters.
  • The keywords must be in bold and only the first letter in uppercase.
  • Abstract: only one paragraph, up to 15 lines, Times New Roman, size 12, justified.
  • Keywords: no more than five words, separated by semicolon, onlye the initials in uppercase, Times New Roman, size 12, justified.
  • Words and expressions in foreign languages must be in italic.
  • Figures and tables must have titles, complete source and labels, in colors black, white or shades of gray in Times New Roman, size 10, single space between sentences. They must present good resolution, so that they can be reduced without losing legibility.
  • Title in table, in the tp with spaces between the title and the table, not in bold, Times New Roman, size 12, justified, the first letter in uppercase.
  • Formulas must be accompanied with the demonstration to make it easier the evaluation of the examiner, highlighted in the text, and, if necessary, numbered with Arabic numerals in brackets, aligned to the right.
  • Explanatory notes are presented in Arabic numerals after the conclusion of the article.
  • Footnotes in Times New Roman, size 10, justified, single space between sentences. For instance, how to use a footnote refering to a copyright:

(Article originally published by Timothy A. Luehrman, under the title Using APV, in Harvard Business Review, May-June, p. 145-154, 1997).

  • The articles which do not attend all these guidelines from the Revista Sociais e Humanas will be dismissed by the Editorial Board.

 

1.3 Quotes

There must be indication of the suppressions, interpolations, comments, emphasis or highlights, translations and verbal information as it follows:

-          Suppressions: [...]

-          Interpolations, addings or comments: [.]

-          Emphasis or highlights: add the expression “emphasis added”, enclosed in brackets, in the bibliographical quotation data.

-          Translation: add the expression “our translation”, enclosed in brackets, in the bibliographical quotation data.

-          When it comes to data obtained through verbal information (lectures, debates, communications, etc.) it shoulbe be stated, enclosed in brackets, the verbal information expression, mentioning the available data.

 

 

1.3.1 Quoting in the middle of the text: they must obbey to the following rules: one author (Leipnitz, 1987); two authors (Turner and Verhoogen, 1960); three or more authors (Amaral et al., 1966).

 

 

1.3.2 Direct quotation – it is defined as the verbatim transcription of part of the referred author’s work.

Up to three lines: they are inserted among the text, with double quotation marks, indicating the source (author, year, page). In case there are quotation marks in the original text, these should be replaced in the quotation for single quotation marks.

Example 1: To Vergara and Branco (2001, p.22) the “humanized company is an expression to describe the organizations...”.

Example 2: According to Sá (1995,p.27): “[...] through the same ‘conversation art’ that comprises such an extent and significant part of our daily existence [...]”

More than three lines: they must be presented in a separate paragraph, with 4cm indentation in the left margin, in a smaller size than in the text, no quotation marks, indicating the source together with the citation. Times New Roman 11 should be used. Example:

Touristic marketing is a philosophy of work, which involves everyone and everything in a private or public organization. It requires connected efforts and interdependent from the official tourism organizations, the tourism sector associations, the transporters, the hotel sector, the travel agencies, theme parks, restaurants and, mainly, the community (BARRETO, 1996, p.6).

 

 

1.3.3 Indirect quotation – It is a text based on the consultation of one or more authors. Indication of the page number is optional.

One author: Besides that, Reis (2003) calls attention to the importance of the definition of a theoretical framework...

Two or three authors: Merriam and Caffarella (1991) observe that the location of resources has a crucial role in the self-guided learning process.

More than three authors: Lacerda and others (2000) state that...

Diverse documents from the same author: if the quotings have their sources in documents published in different periods and from the same author(s), the years are separated by comma.

Example: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)

Diverse documents from the same authors and year of publication: documents of the same author(s), published in the same year, are distinguised by lowcase letters together with the year.

Example: According to Reeside (1927a, 1927b)...

Diverse documents from different authors: when some idea is shared by many authors, all of them are named, separated by semicolon.

Example: The literature on insatisfaction and complaints has been through some important conceptual developments (STEPHENS and GWINNERS, 1998; SINGH and WILKES, 1996).

 

1.4 Bibliographic references

The references, of all those cited, should be presented in alphabetical order at the end of the text, aligned to the left, according to the ABNT regulation, NBR 6023, from 2002, typed separated from each other by single spacing. Examples:

 

1.4.1 Books

LEWIN, K. Field theory in social science. Nova York: Harper & Row, 1951.

 

1.4.2 Electronic books, online

The references should obey the indicated standard for printed publications, adding the electronic address and the date in which the document was accessed.

TSAY, R.S. Analysis of financial time series. 3 ed. John Wiley & Sons, 2010. Available on:<http://books.google.com.br/books?id=OKUGARAXKMwC&print

sec=frontcover&dq=Analysis+of+financial+time+series&hl=en&sa=X&ei=Qt1pUaHcKMjE4AOD0YHIDA&ved=0CC8Q6AEwAA>. Access date: March, 13th. 2013.

 

1.4.3 Books chapter

SCHWARTZ, S. H. Universals in the content and structure of values: Theory and empirical tests in 20 countries. In: ZANNA, M. (Ed.). Advances in experimental social psychology. New York: Academic Press, 1992.

 

1.4.4 Articles from periodicals

RAMOS-RODRIGUEZ, A.R.; RUIZ-NAVARRO, J.R.. Changes in the intellectual structure of strategic management research: a bibliometric study of the Strategic Management Journal, 1980-2000. Strategic Management Journal, vol. 25, p. 981-1004. 2004.

 

1.4.5 Articles from publishing in series

COELHO, P. S; ESTEVES, S. P. The choice between a 5-point and a 10-point scale in the framework of customer. satisfaction measurement. Lisboa: ISEGI – Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - New University of Lisbon, 2007.

 

1.4.6 Articles published in events

DZIUBAN, C.; MOSKAL, P. Emerging research issues in distributed learning. In: 7ª Sloan-C International Conference of Asynchronous Learning Network, 2001.

 

1.4.7 Thesis and dissertations

SUMARWAN, U. A managerial system approach to factors influencing satisfaction wih households' financial status. 123 p. Dissertation (Master of Science). Iowa State University, 1990.

PONCHIO, M. C. The influence of materialism on consumption indebtedness in the context of low income consumers from the city of São Paulo. 175 p. Thesis (Doctoral of Business) - Fundação Getúlio Vargas: São Paulo, 2006.

 

1.4.8 Articles in Journals

ALMEIDA, C., Duarte, A., & Fernandes, C. (2003). A generalization of principal components analysis for non-observable term structures in emerging markets. International Journal of Theoretical and Applied Finance, v. 6, n. 8, p. 885-903, 2008.

 

1.4.9 Documents only accessed via electronic

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Improving financial literacy: analysis of issues and policies, 2005. Available on: <ftp://ftp.fsb.co.za/public/Consumer%20Education/Presentations/2005%20Improving_Financial_%20Literacy.pdf>. Access date: December, 27th. 2012.

 

1.4.10 Printed journals

PIROG, S. F.; ROBERTS, J. A. Personality and credit card misuse among college students: the mediating role of impulsiveness. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 15, n. 1, p. 65-77, 2007.

 

5. Evaluation criteria

1. Theme (contemporary and significant)

2. Objectives (clear and well defined)

3. Theoretical review (indicating the current state of the knowledge in the area)

4. Theoretical or conceptual consistency of the study (appropriate and well structured)

5. Methodology (clearly defined and compatible with the study objectives)

6. Data and results analysis (correct interpretation of data and articulated with the theory)

7. Conclusions (grounded in the research data, being clear and unbiased)

8. Cientific contributions (specifically to the theme area knowledge)

9. Redaction and text articulation (spelling and grammar, clarity, objectivity, formal structure).

 

 

Postal Address

UFSM/CCSH – REVISTA SOCIAIS E HUMANAS

Prédio 74B- sala 3112 - CCSH

Campus da UFSM

CEP 97105-900 - Santa Maria – RS

 

Email: revistaccsh@gmail.com

Phone number: + 55 3220-8522

 


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word 2003 ou superior (desde que não ultrapassem 2MB).
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

 

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