Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word 2003 ou superior (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

LINHA EDITORIAL

A Revista Sociais e Humanas é um periódico semestral do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (CCSH-UFSM), e está aberta à colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais. Sua linha editorial busca dar espaço para a discussão dos temas atuais da sociedade brasileira, por meio de um debate que promova constante diálogo com áreas de conhecimento afins como a Administração, Arquivologia/Antropologia, Ciências Contábeis, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, História, Psicologia e Sociologia, não se caracterizando, portanto, como uma revista departamental.

A revista aceita para publicação:

•          artigos de conteúdo analítico, que apresentem contribuições originais nas diversas áreas do conhecimento e que se relacionem com a linha editorial da revista;

•          ensaios;

•          análises e diagnósticos sociais, políticos, econômicos;

•          resenhas críticas de publicações editadas no Brasil, que se relacionem com a linha editorial da revista.

A Revista Sociais e Humanas reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive os de tradução, permitindo, entretanto, sua posterior reprodução com a devida citação da fonte.

 

  1. Instruções aos autores

1.1 Submissão

  • O artigo submetido à Revista Sociais e Humanas deve ser inédito, isto é, não pode ter sido ou estar sendo submetido a outro periódico, no Brasil ou no exterior. Trabalhos publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios, etc. são considerados inéditos.
  • Serão aceitos trabalhos em português e espanhol.
  • Os artigos submetidos à Revista Sociais e Humanas serão, preliminarmente, examinados pelo editor quanto a sua adequação aos objetivos do periódico. Caso atendam essa condição serão avaliados pelo sistema blind review, por dois avaliadores, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Após sua aprovação pelos pareceristas, os artigos serão submetidos à apreciação dos membros do Corpo Editorial, e, caso aprovados, publicados.
  • A identificação do autor fica restrita ao formulário de cadastro no sistema. Não deve haver qualquer identificação do autor ao longo do artigo submetido. No processo de submissão é importante o cuidadoso preenchimento dos dados cadastrais do(s) autor(s) no formulário de cadastro (nomes completos do autor e de todos os co-autores se houver endereço residencial, endereço institucional, endereço eletrônico, telefone para contato, entre outras informações).
  • O artigo deve ser enviado exclusivamente por meio do sistema de submissão on-line por meio do sitio (www.ufsm.br/sociaisehumanas). Não será aceito o envio de artigos por e-mail, correio ou outra forma.

 

1.2 Formatação

  • Os artigos devem ser digitados em Microsoft Word 2003 ou superiores, em formato Word.
    • Fonte: Times New Roman, tamanho 12, com no máximo 20 páginas.
    • Papel: formato A4.
    • Espaçamento entre parágrafos: 0.
    • Espaçamento entre linhas: 1.
    • Margens inferior e direita de 2 cm, e esquerda e superior de 3 cm;
    • Alinhamento: justificado.
    • Recuo especial da primeira linha: 1,25 cm.
    • Título do artigo em português, caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, tamanho 12, sucedido por uma linha de espaçamento.
    • Título do artigo em inglês, em caixa alta, centralizado, Times New Roman, tamanho 12, sucedido por uma linha de espaçamento.
    • As palavras resumo e abstract deverão estarem caixa alta, negrito, Times New Roman, tamanho 12. Os títulos das sessões deverão ser numerados a partir da introdução, em algarismos arábicos, alinhados à esquerda (exceto as Referências bibliográficas que não serão numeradas) com apenas a primeira letra em caixa alta e padronizados da seguinte forma: (1 Introdução; 2 Referencial teórico; 3 Método de pesquisa; 4 Apresentação e discussão dos resultados; 5 Considerações finais; Referências bibliográficas).
    • Os subtítulos devem ter apenas a primeira letra em caixa alta e não virão em negrito.
    • As palavras Palavras-chave e Keyword devem estar em negrito e com apenas a primeira letra em maiúsculo.
    • Resumo: em um único parágrafo, com até 15 linhas, Times New Roman, tamanho 12, justificado.
    • Abstract: seguindo as mesmas normas do Resumo.
    • Palavras-chave: no máximo cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, apenas iniciais em caixa alta, Times New Roman, tamanho 12, justificado.
    • Keywords seguindo as mesmas regras das palavras-chave.
    • Palavras e expressões em outro idioma em itálico.
    • Ilustrações e tabelas apresentadas com títulos, fontes e legendas completas, nas cores preta, branca ou tons de cinza em Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas. Devem apresentar boa resolução, de modo que possam ser reduzidas sem perder a legibilidade.
    • Título da tabela, na parte superior com espaço entre o título e a tabela, sem negrito, Times New Roman, tamanho 12, justificado, com apenas a primeira letra em caixa alta.
    • Fórmulas devem vir acompanhadas da demonstração para facilitar a análise do avaliador, destacadas no texto e se necessário numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita.
    • Notas explicativas apresentadas em algarismos arábicos após a conclusão;
    • Notas de rodapé em Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas. Na sequência exemplo de nota de rodapé referente a copyright:

(Artigo originalmente publicado por Timothy A. Luehrman, sob o título Using APV, na Harvard Business Review, maio-junho, p. 145-154, 1997).

 

  • Os trabalhos que não atenderem todas as diretrizes da Sociais e Humanas serão desconsiderados pela Comissão Editorial.

 

1.3 Citações:

Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfases ou destaques, traduções e informações verbais do seguinte modo:

- Supressões: [...]

- Interpolações, acréscimos ou comentários: [.]

- Ênfase ou destaque: incluir a expressão “grifo nosso”, entre parênteses, nos dados

bibliográficos das citações.

- Tradução: incluir a expressão “tradução nossa”, entre parênteses, nos dados bibliográficos das citações.

- Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis.

1.3.1Citações no interior do texto: devem obedecer às seguintes normas: um autor (Leipnitz, 1987); dois autores (Turner e Verhoogen, 1960); três ou mais autores (Amaral et al., 1966).

1.3.2Citação direta – Trata-se da transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Até três linhas são inseridas no texto entre aspas duplas com a indicação da fonte (autor, ano e página). Caso existam aspas no texto original, estas serão substituídas, na citação por aspas simples

Exemplo 1: Para Vergara e Branco (2001, p. 22) a “empresa humanizada é uma expressão para designar as organizações...”.

Exemplo 2: Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”

Com mais de três linhas devem ser apresentadas em parágrafo distinto com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas, com indicação da fonte junto ao texto. Utilizar fonte Times New Roman 11. Exemplo:

Marketing turístico é uma filosofia de trabalho, que envolve todos e tudo dentro de uma organização pública ou privada. Exige esforços interligados e interdependentes dos órgãos oficiais do turismo, das associações do setor turístico, dos transportadores, dos meios de hospedagem, das agências de viagens, dos parques temáticos, dos restaurantes e principalmente da comunidade (BARRETO, 1996, p.6)

1.3.3Citação indireta - Trata-se de texto baseado na obra do autor consultado. A indicação do número de página é opcional.

Um autor: Além disso, Reis (2003) alerta para a importância da definição de um referencial teórico....

Dois ou mais autores: Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.

Mais de três autores: Lacerda e outros (2000) afirmam que...

Diversos documentos de mesma autoria - Se a citação tem sua fonte em documentos publicados em anos diferentes e da mesma autoria, os anos são separados por vírgula.

Exemplo: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)

Diversos documentos de mesma autoria e ano de publicação - Documentos de um mesmo autor, publicados em anos coincidentes, são distinguidos por letras minúsculas acrescidas do ano.

Exemplo: De acordo com Reeside (1927a, 1927b)...

Diversos documentos de autorias diferentes - Quando uma idéia é compartilhada por vários autores, citam-se os diversos autores, separando-se porponto e vírgula.

Exemplo: A literatura sobre insatisfação e reclamação tem passado por importantes desenvolvimentos conceituais (STEPHENS e GWINNER, 1998; SINGH e WILKES, 1996).

 

1.4. Referências

As referências bibliográficas, de todos os citados, deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, alinhadas a esquerda, de acordo com as normas da ABNT, NBR 6023, de 2002, digitadas e separadas entre si por espaçamento simples. Exemplos:

 

1.4.1 livros:

LOCKE, John.  Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos: ensaio sobre a origem, os limites e os fins. 3. ed. Petrópolis, Vozes, 2001.

 

1.4.2 Livros eletrônicos, on-line

As referências devem obedecer aos padrões indicados para publicações impressas, acrescidas do endereço eletrônico e a data de acesso ao documento.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Manual de orientação para crescimento da receita própria municipal. São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.fgvsp.br/academico/estudos/gvconsult/Manual.doc. Acesso em 12.02.2001.

 

1.4.3 Para capítulos de livros:

HEILBORN, Maria Luiza. Ser ou estar homossexual: dilemas de construção de identidade social. In: PARKER, Richard. Sexualidades brasileiras. Rio de Janeiro: Relume, 1996. cap. 4, p. 103-124.

 

1.4.4 Para artigos de periódicos:

ALMEIDA, C., Duarte, A., & Fernandes, C. A generalization of principal components analysis for non-observable term structures in emerging markets. International Journal of Theoretical and Applied Finance, v. 6, n. 8, p. 885-903, 2008.

 

1.4.5 Para artigos de publicações seriadas:

PÊGO FILHO, B. 2002. Setor aéreo e as empresas brasileiras: situação atual e perspectivas. São Paulo, IPEA, Boletim de Conjuntura 59, Nota Técnica, p. 73-78.

 

1.4.6 Para artigos de publicações relativas a eventos:

IUDÍCIBUS, S. 1995. Contabilidade Gerencial: novos paradigmas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS, I, São Leopoldo, 1994. Anais... São Leopoldo, ABC, 140-149.

 

1.4.7 Para teses e dissertações:

MARTINS, A. M. As universidades como agentes da política pública. Ribeirão Preto, 1997. Tese (Doutorado em Administração e Supervisão Educacionais) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual Paulista.

 

1.4.8 Para documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Improving financial literacy: analysis of issues and policies, 2005. Available on: <ftp://ftp.fsb.co.za/public/Consumer%20Education/Presentations/2005%20Improving_Financial_%20Literacy.pdf>. Access date: December, 27th. 2012.

 

 

5. Critérios para avaliação:

1. Tema (atual e relevante)

2. Objetivos (claros e bem definidos)

3. Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)

4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)

5. Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)

6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)

7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)

8. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)

9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal).

 

Para instruções sobre a submissão do artigo no sistema SEER acesse http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf

 

ENDEREÇO POSTAL

UFSM/CCSH – REVISTA SOCIAIS E HUMANAS

Prédio 74B- sala 3112- CCSH

Campus da UFSM

CEP 97105-900 - Santa Maria – RS

E-mail: revistaccsh@gmail.com

Fone: (55) 3220-8522

 

 

 

Artigos Livres

Preferencialmente com pelo menos um(a) autor(a) Doutor(a).

Dossiê Temático

Preferencialmente com pelo menos um(a) autor(a) Doutor(a).

Iniciação Científica e Relatos de Pesquisa

Espaço destinado aos artigos de iniciação científica e conclusão de curso em co-autoria do orientador com título mínimo de mestre. Serão publicados no máximo 4 artigos por edição.

Produção Artístico-Cultural

Espaço destinado a produção artístico científica. Nessa seção as autoras e autores deverão encaminhar a produção artística e um texto reflexivo sobre a elaboração do produto. As produções artísticas (fotografias e imagens) deverão ser encaminhados como documentos complementares. Caso a produção seja audiovisual ou áudio deverão conter no corpo do texto o link para o repositório digital.

Política de Privacidade

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