Avaliação de T&D: análise de um curso de capacitação a partir da percepção dos participantes em uma instituição de ensino superior pública

Gessica Lovato Sório, Naira Teresinha Kaus, Patrícia Nunes Pezzini, Ana Amélia Zwicker, Luis Carlos Zucatto

Resumo


O objetivo do artigo foi avaliar os resultados de um curso de capacitação em Metodologia da Pesquisa, realizado na modalidade a distância, a partir da percepção dos participantes, ofertado pela por uma Instituição Pública de Ensino Superior nos anos de 2015 e 2016 aos servidores docentes e técnico-administrativos em educação. A avaliação foi realizada por meio de uma análise dos documentos referentes ao curso, tais como projetos e relatórios, bem como pelo resultado da Avaliação de Reação aplicada ao final de cada turma com os concluintes. Os resultados sugerem que o curso foi efetivo e gerou benefícios para os servidores capacitados e para a Instituição. Por fim, foi possível identificar algumas oportunidades de melhoria e apresentar recomendações para o aperfeiçoamento das próximas edições do curso.


Palavras-chave


Treinamento e desenvolvimento; Avaliação de treinamento; Avaliação de reação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2317175829818

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