Avaliação de T&D: análise de um curso de capacitação a partir da percepção dos participantes em uma instituição de ensino superior pública

Autores/as

  • Gessica Lovato Sório Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Naira Teresinha Kaus Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Patrícia Nunes Pezzini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Ana Amélia Zwicker Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Luis Carlos Zucatto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0003-0731-9180

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175829818

Palabras clave:

Treinamento e desenvolvimento, Avaliação de treinamento, Avaliação de reação

Resumen

O objetivo do artigo foi avaliar os resultados de um curso de capacitação em Metodologia da Pesquisa, realizado na modalidade a distância, a partir da percepção dos participantes, ofertado pela por uma Instituição Pública de Ensino Superior nos anos de 2015 e 2016 aos servidores docentes e técnico-administrativos em educação. A avaliação foi realizada por meio de uma análise dos documentos referentes ao curso, tais como projetos e relatórios, bem como pelo resultado da Avaliação de Reação aplicada ao final de cada turma com os concluintes. Os resultados sugerem que o curso foi efetivo e gerou benefícios para os servidores capacitados e para a Instituição. Por fim, foi possível identificar algumas oportunidades de melhoria e apresentar recomendações para o aperfeiçoamento das próximas edições do curso.

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Biografía del autor/a

Gessica Lovato Sório, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas - UFSM. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria e Especialização MBA em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Atualmente é Administradora da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na área de capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos em educação, desde 2013. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas.

Naira Teresinha Kaus, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Assistente em Administração na UFSM.

Patrícia Nunes Pezzini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e MBA em Administração e Gestão do Conhecimento pelo Centro Universitário UNINTER (2014). Atua como servidora pública da Universidade Federal de Santa Maria desde 2006, exercendo o cargo de Assistente em Administração junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. De dezembro de 2013 a maio de 2016 exerceu a função de chefe do Núcleo de Educação e Desenvolvimento da Coordenadoria de Ingresso, Mobilidade e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSM. Tem experiência profissional na área de Gestão de Pessoas, atuando, sobretudo, com T&D, capacitação e desenvolvimento de servidores públicos desde 2006.

Ana Amélia Zwicker, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Estuda Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Mestrado e Graduação em Administração pela UFSM (2017 e 2008). Realizou Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Exerce o cargo de Administradora na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFSM, atuando na área de capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos em educação desde 2010. Profissionalmente, possui experiência na área de Administração - Gestão Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas e Planejamento, e atualmente estuda o tema Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) na academia.

Luis Carlos Zucatto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Administração pela Faculdade Três de Maio - SETREM (2006), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil/UFSM. Atua nas área de Políticas Públicas para a Ciência, Inovação e Tecnologia; Logística; Cooperativismo; Estratégias Intercooperativas; e, Sustentabilidade.

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Publicado

2019-05-28

Cómo citar

Sório, G. L., Kaus, N. T., Pezzini, P. N., Zwicker, A. A., & Zucatto, L. C. (2019). Avaliação de T&D: análise de um curso de capacitação a partir da percepção dos participantes em uma instituição de ensino superior pública. Revista Sociais E Humanas, 32(1). https://doi.org/10.5902/2317175829818

Número

Sección

Artigos Livres