UMA ANÁLISE DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO E SUA APLICABILIDADE EM UMA COOPERATIVA: UM ESTUDO NA COTRISEL

Autores

  • Gustavo Fontinelli Rossés Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria,RS, Brasil.
  • Douglas Cavalheiro de Oliveira
  • Marcelo Tomazi
  • Carla Rosane da Costa Sccott

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175825293

Resumo

O presente artigo tem por objetivo avaliar o grau de aplicabilidade dos princípios da teoria clássica da administração no processo decisório da Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda – COTRISEL. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de caráter qualitativo acerca da teoria clássica fundamentado nos quatorze princípios de administração defendidos por Fayol. Em se tratando de eixo teórico foram abarcadas temáticas quanto às sociedades cooperativas e a teoria clássica da administração. Como metodologia esse estudo está classificado como sendo qualitativo, com base nas dimensões exploratória e descritiva, sob a ótica de um estudo de caso. Através da análise estatística descritiva numérica e percentual, concluiu-se que a teoria clássica possui elevado grau de aplicabilidade na cooperativa estudada. Os princípios que versam sobre “espírito de equipe”, “ordem”, “disciplina” e “centralização” foram os que apresentaram maior percentual de concordância, enquanto os que tratam da “unidade de comando”, “remuneração”, “unidade de direção” e “equidade” foram os que apresentaram percentual de concordância menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Fontinelli Rossés, Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria,RS, Brasil.

Doutor em Extensão Rural (UFSM). Mestre em Engenharia de Produção (UFSM). MBA em Gestão Empresarial (FGV). Graduado em Administração (UFSM). Profissional há 14 anos no mercado com atuação na Docência e nas áreas Administrativa, Comercial e de Marketing. Atualmente é Professor Adjunto no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, com atuação no ensino técnico e na graduação.

Douglas Cavalheiro de Oliveira

Possui Graduação em Gestão de Cooperativas (UFSM). Atualmente cursa MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio (ESCOOP) e atua como Supervisor Administrativo na Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda – Cotrisel, desde 2007. Tem experiência em gestão de cooperativas e como auditor interno de BPF (boas práticas de fabricação).

Marcelo Tomazi

Possui Graduação em Agronomia (UFSM) e em Gestão de Cooperativas (UFSM). Atualmente Cursa Pós- Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIFRA) e é engenheiro agrônomo da Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda, atuando desde 2001. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia, Fitopatologia e Extensão Rural. Desenvolve trabalhos nas seguintes áreas: gestão de cooperativas; engenharia de segurança do trabalho; gerenciamento de resíduos sólidos industriais; gestão de riscos.

Carla Rosane da Costa Sccott

Mestra em Engenharia de Produção (UFSM).  Licenciatura Pedagógica para Educação Básica, Técnica e Tecnológica (UFSM). Graduação em Ciências Contábeis (UNIFRA).  Contadora CRC/RS 090182/O. Atualmente é Professora do Instituto Federal Farroupilha – Campus Avançado de Uruguaiana. Tem experiência em docência de ensino superior e no ensino técnico. Também tem experiência profissional com atuação nas áreas Administrativa, Contábil e Financeira.

Downloads

Publicado

20-10-2017

Como Citar

Rossés, G. F., Oliveira, D. C. de, Tomazi, M., & Sccott, C. R. da C. (2017). UMA ANÁLISE DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO E SUA APLICABILIDADE EM UMA COOPERATIVA: UM ESTUDO NA COTRISEL. Revista Sociais E Humanas, 30(2). https://doi.org/10.5902/2317175825293