O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS

Autores

  • Rudimar Antunes da Rocha
  • Gustavo Fontinelli Rossés
  • Darlon Alves de Almeida

Palavras-chave:

Comportamento de compra, Telefonia móvel, Santa Maria/RS

Resumo

O presente artigo sintetiza os fatores que definem o comportamento de compra de usuários de telefonia da cidade de Santa Maria, RS. O município está localizado na Região Central do Estado Gaúcho e tem, aproximadamente, 244 mil habitantes (IBGE, 2000). A predominância econômico-social desta cidade é o comercio varejista alimentado pela grande quantidade de servidores públicos civis e militares, bem como o elevado numero de jovens que se deslocam para ela com finalidade de estudar na UFSM e/ou em uma das outras seis universidades particulares.   Foram averiguados 219 usuários desse tipo de serviço de comunicação que utilizam uma das quatro concessionárias que operam na região, quais sejam: Brasil Telecom, Claro, Tim e Vivo. O estudo foi realizado através de um questionário estruturado do modo Likert e aplicado durante os meses de fevereiro e abril de 2005. Os dados permitiram constatar a predominância de usuários com renda igual ou superior a oito salários mínimos, evidenciando-se também a associação da durabilidade do aparelho e da não influencia de familiares e amigos para a decisão de compra. Além disso, foi possível verificar a participação de mercado de cada empresa em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

da Rocha, R. A., Rossés, G. F., & de Almeida, D. A. (2010). O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS. Revista Sociais E Humanas, 18(2), 55–62. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396

Edição

Seção

Artigos Livres